No âmbito do seu 14º aniversário, a Crioestaminal, o primeiro banco de criopreservação em Portugal, organizou um dia repleto de atividades no Jardim Zoológico, em Lisboa.
Foram realizadas 3 palestras, abertas a todas as famílias, dinamizadas em conjunto por Bruna Moreira, Investigadora da Crioestaminal e Diogo Laneiro, Biológo do Jardim Zoológico. Com o tema “Da origem da vida à conservação das espécies”, os participantes ficaram a conhecer de perto o papel do Jardim Zoológico, nomeadamente ao nível da educação, preservação e investigação das espécies e também sobre a origem do processo de criopreservação, salientando as semelhanças da espécie animal e dos humanos.
Depois de um pedipaper organizado pela Crioestaminal, que ofereceu vouchers* para as crianças entrarem gratuitamente no Jardim Zoológico de forma a poderem juntar-se às comemorações, chegou o momento mais esperado: conhecer o chimpanzé recém-nascido apadrinhado pela Crioestaminal, o Criochimp, e cujo nome foi escolhido pela família Crioestaminal.
“Ao longo deste ano as nossas iniciativas estiveram muito centradas nas crianças pois são as crianças a nossa razão de ser. Mas também existimos porque existe ciência. Quisemos deixar uma marca no nosso 14º aniversário e decidimos apadrinhar o Criochimp, porque acreditamos que o mais importante é a conservação da vida. O Jardim Zoológico é uma instituição que aposta na ciência para a preservação das espécies e é também através da ciência e da investigação que a Crioestaminal tem realizado um trabalho de referência ao nível da terapêutica com células estaminais”, refere André Gomes, fundador e Diretor Geral da Crioestaminal.
Sobre a Crioestaminal
A Crioestaminal, fundada em 2003, foi o primeiro banco de criopreservação em Portugal, sendo o maior da Península Ibérica e o quarto a nível europeu. Sediado no Parque Biotecnológico de Cantanhede, emprega mais de 80 colaboradores e tem presença em quatro países da Europa (Portugal, Espanha, Itália e Suíça). É o único banco ibérico acreditado pela AABB (American Associaation of Blood Banks), sendo um dos mais influentes e inovadores bancos de células estaminais do cordão umbilical do mundo. Tem mais de 100 mil amostras recolhidas e criopreservadas desde a sua fundação, sendo o player em Portugal com o maior número de amostras resgatadas e transplantes realizados, com 15 utilizações em 10 crianças. Promove um trabalho de referência na terapêutica com células estaminais, com quatro patentes internacionais registadas e vários projetos de investigação em curso. Investe, anualmente, cerca de 10% do seu volume de negócios em Investigação & Desenvolvimento.
* Oferta de uma entrada de criança (até aos 12 anos), mediante compra de 2 bilhetes de adulto, na bilheteira do Jardim Zoológico.Fonte: Atrevia