Monte Gordo honra a sua padroeira, entre os dias 5 e 10 de setembro, com as tradicionais festividades em honra de Nossa Senhora das Dores, as quais irão encerrar com chave de ouro, com um concerto de C4 Pedro.
As comemorações têm início no dia 5 de setembro, terça-feira, com a animação musical da Banda Filarmónica da Associação Cultural de VRSA, às 21h30. Segue-se, às 22h15, o espetáculo de dança pelo Ballet Contemporâneo e a atuação do Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha.
No dia seguinte, quarta-feira, os espetáculos começam às 22h00, com Dança Flamenca pela Academia de Baile Gracia Diaz, a que se segue o músico Luís Guilherme, às 23h00.
A 7 de setembro, às 15h30, tem lugar o tradicional Torneio do Jogo do Burro pela Associação de Pescadores de Monte Gordo. A partir das 22h00, a animação musical fica a cargo da banda algarvia «Iris», que irá reviver êxitos como «Atira’Tó Mar…» e «Oh Mãe!!».
Dia 8, a noite é dedicada aos cantares alentejanos, com a boa disposição do Grupo Banza.
No sábado, dia 9, o dia está reservado para atividades para os mais novos, estando ainda agendado, às 17h00, o jogo de veteranos Beira-Mar x Vidigueira, bem como as habituais celebrações religiosas na igreja de Monte Gordo. A animação de sábado à noite tem início às 22h00 e está a cargo de Baby Lores & Luís e, mais tarde, do Trio Sensação.
O ponto alto das festas é a procissão religiosa, no domingo, dia 10 de setembro, às 17h00. Marcada por um cariz muito característico, a celebração religiosa percorre o areal da praia de Monte Gordo, sendo acompanhada não só por centenas de fiéis e turistas, mas também pelos barcos de pesca que, com as suas buzinas, anunciam a passagem do cortejo religioso.
Também no domingo, às 22h00, a zona poente de Monte Gordo recebe um concerto de C4 Pedro, músico angolano que é considerado um dos artistas internacionais do momento, liderando os tops das tabelas de singles e das playlists das rádios nacionais.
O cantor irá trazer a palco alguns dos seus maiores sucessos e fechará em grande aquela que é uma das mais carismáticas festas do Algarve.
A encerrar o cartaz, às 00h00, segue-se o tradicional fogo-de-artifício, que iluminará a Avenida Marginal, junto à praia.
A festa em honra de Nossa Senhora das Dores é organizada pela Câmara Municipal de VRSA e pela Junta de Freguesia de Monte Gordo. Conta com o apoio da VRSA SGU, da Associação de Pescadores Santo António de Arenilha e da Associação de Pesca Artesanal da Baía de Monte Gordo.Fonte: GCSP do Mun VRSA