A única feira de jardinagem no Algarve vai ter lugar mais uma vez no Museu do Trajo, em S. Brás de Alportel, no dia 28 de outubro, sábado, abrindo as suas portas ao público das 11 até às 16 horas.
A entrada continua a ser de 1€ por pessoa, gratuita para menores de 16 anos, sendo possível estacionar na zona envolvente ao Museu.
Seguindo o sucesso de 2016, este é o segundo ano que a organização, a Associação dos Jardins Mediterrânicos em Portugal, vai acolher o evento no agradável e espaçoso jardim do Museu de S. Brás. Este agradável lugar histórico é o ideal para os visitantes passearem, comprarem plantas e arbustos, ou relaxar e saborear um agradável almoço antes de se aventurarem pelos expositores para fazer compras ou em alternativa assistir às palestras, que serão todas de entrada gratuita.
- 11h30 – “ Vegetação natural potencial do Barrocal Algarvio – espécies características com valor ornamental”, pelo Dr. Ricardo Canas da Universidade do Algarve, uma palestra ilustrada em Português/Inglês
- 13h00 – “Ter o seu jardim e casa mais protegido dos incêndios”, pelo Eng. José Filipe, que nos elucidará nas atitudes a tomar para prevenção de incêndios. Também teremos oportunidade de assistir a uma projeção contínua das suas lindíssimas fotografias das Plantas Nativas do Algarve, projectadas na sala de conferências entre as palestras, com possibilidade de obter mais informações e aconselhamento. Pode conhecer o trabalho do Eng. José Filipe no blog http:/dojavaliconquilha.wordpress.com/
- 14h30 – Jardins Medicinais, por João Beles, qualificado Naturopata, que nos falará das plantas nativas do Barrocal que podemos ter no nosso jardim e que podem ter efeitos medicinais, melhorando a sua saúde.
Os visitantes podem usufruir de uma calma e agradável atmosfera e encontrar árvores, arbustos, plantas ou sementes de plantas nativas adaptadas ao Algarve e seu clima mediterrânico – como já vem sendo usual, pode ter aconselhamento directamente dos viveiristas ou no Ponto de Informação da Associação.
Uma Oficina de Impressão com Plantas é a novidade deste ano, com a conhecida artista residente em Olhão, Dra. Rachel Ramirez, que irá demonstrar como fazer fascinantes impressões directamente da natureza, e poderá tentar praticar esta técnica. As oficinas estão programadas para as 12h30 e 14h00, com a oportunidade de adquirir tintas especiais e papel para levar para casa para continuar a desenvolver esta fascinante técnica e produzir obras de arte. Mais informações em www.rachelramirezprints.weebly.com
Também estarão presentes expositores de óleos essenciais, produtos orgânicos locais (frutas e vegetais) e o já popular ponto da Associação, com livros cobrindo todos os aspectos da jardinagem num Clima Mediterrânico. Se eventualmente tiver livros que deseje doar, teremos todo o prazer em os aceitar no nosso expositor.
Como já mencionado, haverá bebidas e comida, pelo que pode desfrutar de seu almoço no local e o serviço de “Creche de Plantas”estará novamente disponível, como ponto de recolha das suas plantas. Haverá também uma zona de estacionamento temporário para is visitantes com mobilidade reduzida.
Os Amigos do Museu e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel mostraram-se muito disponíveis e agradados com o evento no ano passado, pelo que são novamente parceiros na organização, com uma colaboração que tem sido imprescindível para a organização.Fonte: MGAP