Escola de Biodanza SRT e AP de Matemática do Algarve juntam-se em Olhão

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Biodanza Matematica
  • Facilitadores de Biodanza e Professores de Matemática juntos por uma mudança de paradigma
  • Promover inovação nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática e a conexão com todas as áreas da vida
  • Iniciativa enquadra-se na atual proposta de flexibilização curricular do Ministério da Educação
  • A integração entre a Matemática e a Dança abre campo para novas abordagens na transformação criativa do conhecimento em sabedoria
  • Iniciativa gratuita – (acreditação para os grupos 100, 110, 230, 500) – e a participação é limitada a 60 participantes

A Escola de Biodanza SRT do Algarve e o Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática juntam-se no próximo dia 17 de Novembro, sexta-feira, das 16h às 19h, na Associação Cultural Re-creativa, República 14 (antiga recreativa Rica em Olhão) para co construir caminhos de mudança de paradigmas no ensino da Matemática. Esta iniciativa subordinada ao tema: “Identidade, Padrões e sequências na evolução: a matemática encontra a biodanza” enquadra-se na atual proposta de flexibilização curricular do Ministério da Educação e visa promover a conexão com todas as áreas da vida, assim como a pluralidade de saberes e fazeres (teoria e praxis), através da integração da Matemática com a Biodanza®.

As duas instituições pretendem potenciar o “olhar integral” sobre a educação através de ferramentas que ajudem os educadores/professores no seu processo de facilitação de múltiplas aprendizagens e promover a inovação nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática e a conexão com todas as áreas da vida. A ação será composta por três momentos (introdução teórica, prática e partilha) em que, através da dança (movimento pleno de sentido), se convida, de forma vivencial, a contactar não só com padrões e sequências mas também com a mudança. Esses mesmos padrões, sequências e mudanças que garantem a vida e a sua evolução. A integração entre a Matemática e a Dança abre campo para novas descobertas que ligam, integram e assimilam o conhecimento no processo ensino-aprendizagem.

Estabelecer ligações entre a aprendizagem e a aplicação

Esta abordagem multidisciplinar, de mão dada com a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, expande as possibilidades de transmissão e aprendizagem de conteúdos mais teóricos e abstratos, como é o caso da matemática.

A Biodanza, sendo um sistema de desenvolvimento humano assente nas ciências da vida, entre outras valências, aponta a integração e expressão da identidade, criando condições para a conexão consigo mesmo, com o outro e com a totalidade. Etimologicamente significando “a dança da vida” (Bio, Vida; Danza, Dança) é uma ferramenta de imensa riqueza na persecução destas diretivas.

Matemático, etimologicamente, deriva do grego mathematikós que significa “o apreciador de conhecimento”. Como apontaria Nietzsche, o movimento é essencial à transmutação de conhecimento em sabedoria. A dança tem, assim, o potencial de levar o apreciador de conhecimento (matemático) na direção da sabedoria.

A vida assenta em padrões e sequências que garantem a sua integridade e harmonia orgânica, assim como a sua evolução. Usamos o termo padrão em matemática quando pretendemos procurar ordem ou estrutura (regularidade, repetição e simetria).

A ideia fundamental num padrão envolve repetição e mudança. Identificamos padrões naquilo que vemos, sentimos, expressamos ou imaginamos que possa acontecer tendo esta perceção uma importância significativa na descoberta de conceitos, propriedades e resolução de problemas em matemática.

Aprendemos, em geral, com maior facilidade, aquilo que usamos (Marco Moriconi). É comum, no caso da matemática, a dificuldade de estabelecer uma ligação entre aprendizagem e aplicação. A corporeidade e criatividade que a Biodanza agrega oferece recursos para essa apreensão. A matemática, o movimento, a dança e a música são linguagens. Tal como a dança, com seus passos e perceção espácio-temporal, a música tem ritmos, melodias, tempos, durações e prolepses que dão corporeidade aos conceitos, nomeadamente no tocante a padrões e sequências.

A iniciativa é gratuita, com acreditação para os grupos 100, 110, 230, 500 e a participação é limitada a 60 participantes. As inscrições encerram quando for atingido o número limite de participantes.

Diretores da Escola de Biodanza SRT do Algarve: Irene Franco e José Neves, Formadores da Associação de Professores de Matemática: Conceição Santos, Sandra Nobre e Susana Fernandes.

INSCRIÇÕES: https://goo.gl/forms/mVVJCRYW8tAJjUoO2

Sobre a Biodanza

Conceptualmente a Biodanza define-se como um “sistema de integração afetiva, renovação orgânica e reaprendizagem das funções originárias de vida, por meio da música, do movimento e do encontro em grupo”. O paradigma filosófico fundamental da Biodanza é o Princípio Biocêntrico. Segundo este princípio, todo o universo, incluindo os seres humanos, está organizado em função da proteção e continuidade da vida. A Biodanza é, pois, um caminho de reencontro com a vida, o qual eleva a qualidade da saúde, desenvolvendo potenciais herdados geneticamente, reforçando a identidade e restabelecendo o vínculo afetivo com a própria pessoa, com o outro e com a natureza. A Biodanza é um processo e, como tal, é contínuo e progressivo, permitindo que cada um se desenvolva no seu próprio ritmo. Ou seja, cada aluno é estimulado a fazer o que lhe é possível, de forma a não criar resistências. Na Biodanza, o movimento é integrado, isto é, procura-se uma união coerente entre sentimentos, pensamentos e ações, assente na crença de que a afetividade é a mola propulsora de toda a evolução do indivíduo, desde a etapa intrauterina até a maturidade.Biodanza MatematicaFonte: Biodanza

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