Até dia 26 de novembro o AlgarveShopping oferece aos seus visitantes uma atmosfera de glamour com a exposição “Marilyn unseen by Milton H. Greene” – A atriz e modelo como nunca a viu. Numa estreia mundial, esta exposição traz a Portugal fotografias nunca antes vistas de uma das mais icónicas atrizes e modelos norte-americanas: Marilyn Monroe.
É no âmbito desta exposição que o AlgarveShopping recebe um ciclo de conversas cujo tema central são as Artes, tendo Marilyn Monroe como protagonista. O primeiro encontro está reservado ao objeto do cinema e a moda “Marilyn e a Moda, os ícones do cinema e a moda” e o segundo debate a fotografia “O cinema visto pelos fotógrafos”.
No dia 1 de novembro, às 17h, no local da exposição, sentam-se à mesa vários convidados para conversar sobre “Marilyn e a Moda, os ícones do cinema e a moda”. Este momento será moderado por Joana Barrios, blogguer, atriz e apresentadora, pós graduada em Crítica de Cinema e Música Pop, tendo sido ainda coreógrafa em Barcelona e criado a sua própria companhia – Teatro Praga. Estarão presentes, como convidados, Cláudia Jardim, criadora e intérprete do Teatro Praga, tendo também dirigidos diversos workshops no Teatro Viriato e no Fórum Dança, Luís Barros, fotógrafo com 20 anos de carreira no mundo editorial de moda e publicidade e fundador e coordenador de fotografia da Lux Angola, e ainda Ricardo Preto, estilista que desenhou para a Amarras, criou malas para a Perteguaz e acessórios para Dino Alves e Osvaldo Martins e faz ainda produção de moda, como stylist, para revistas como a DIF, ZOOT e Umbigo.
Já no dia 11 de novembro, também às 17h00, no local da exposição, o Centro recebe “Cinema Fotográfico e Fotografia Cinematográfica”, uma conversa moderada por Carlos Natálio, um crítico de cinema do site À Pala de Walsh. Esta conversa conta com três convidados especializados na área: Luís Mendonça, investigador doutorado em Ciências da Comunicação que integra o Instituto de História da Arte da FCSH/NOVA no cluster de Photography and Film Studies, sendo ainda autor do livro recentemente lançado “Fotografia e Cinema Moderno: Os Cineastas Amadores do Pós-Guerra”; Vasco Câmara, crítico de cinema do Jornal Público desde 1990 e editor do suplemento semanal Ípsilon; e ainda Teresa Borges, responsável pela conservação e arquivo do material fotográfico da Cinemateca Portuguesa, tendo ainda comissariado múltiplas exposições de fotografia sobre a história do cinema português.
“Marilyn unseen by Milton H. Greene” – A atriz como nunca a viu, é uma exposição que revela pela primeira vez, a Portugal e ao mundo, algumas das fotografias mais emblemáticas de Milton H. Greene, fotógrafo americano de moda e de celebridades, falecido em 1985, sendo o seu trabalho mais conhecido as fotografias de Marilyn Monroe.
São 30 fotografias originais numa atmosfera de amizade e confiança com o fotógrafo Milton H. Greene que podem ser vistas na exposição com a curadoria de Cristina Carrillo de Albornoz Fisac, selecionadas no Arquivo da Coleção Milton H. Greene, e em parceria com a Iconic Images, fundada pelo filho do fotógrafo Joshua Greene, assim como algumas entrevistas em formato vídeo sobre o seu trabalho.
Com entrada gratuita, a exposição está patente até dia 26 de novembro no AlgarveShopping e poderá ser visitada todos os dias, entre as 10h00 e as 23h00.Fonte: Lift