Teatro Lethes – Faro | “História do Cerco de Lisboa”

0
197
Historia CercoLisboa

O espetáculo “História do Cerco de Lisboa” estará em cena no Teatro Lethes em Faro, de 7 a 12 de novembro.

Este espectáculo marca um momento raro no teatro português: quatro companhias (do Algarve, de Almada, de Braga e de Lisboa) reunem-se numa co-produção para levar à cena um texto criado a partir de José Saramago. 

A capacidade de dizer “não” é um dos temas da “História do Cerco de Lisboa”, a partir de José Saramago. Mas a adaptação de José Gabriel Antuñano vai além do tema central do romance: a fronteira entre a realidade e a ficção, bem como a redenção pelo amor.

Saramago reescreve a história do cerco de Lisboa: só quando Mogueime conquista Ouroana, é que é capaz de levar a cabo a acção heróica de invadir  o castelo dos árabes, símbolo do poder mourisco sobre a cidade. Saramago dá essas cartas a Raimundo Silva, um revisor de livros medíocre e amargurado.

Ao lê-las, Raimundo sente-se com forças para se aproximar, de forma decidida, de Maria Sara, conquistá-la e finalizar a sua obra de ficção. Este é o último cerco a ser derrubado – como formula Saramago –, o da solidão de Maria e de Raimundo.

* Sessões escolares sujeitas a marcação prévia. Tel: 289 878 908

Texto: apartir de José Saramago; Dramaturgia: José Gabriel Antuñano; Encenação: Ignácio Garcia; Intérpretes: Ana Bustorff, Elsa Valentim, João Farraia, José Peixoto, Jorge Silva, Luís Vicente, Pedro Valter, Rui Madeira, Tânia da Silva; Cenografia: José Manuel Castanheira; Figurinos: Ana Paula Rocha; Desenho de Luz: Guilherme FrazãoHistoria CercoLisboaFonte: Teatro Lethes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui