Cine-Teatro Louletano apresenta espetáculo multidisciplinar ZYG

0
224
Espetaculo ZYG

Aprofundando a sua aposta estratégica, em termos programáticos, na arte para a primeira infância e a parceria que tem vindo a ser desenvolvida ao longo deste ano com a prestigiada Companhia de Música Teatral – e envolvendo agora as creches da cidade de Loulé, para além das famílias –, o Cine-Teatro Louletano apresenta nos dias 8, 9, 10, 11 e 12 de novembro a instalação-performance ZYG, uma experiência artística num espaço imersivo onde a música e a dança se cruzam para explorar as fronteiras entre a comunicação, o jogo informal, a descoberta dos sentidos e o instinto da arte, a qual é especialmente pensada para crianças dos 0 aos 36 meses.

O dispositivo cénico de ZYG é uma estrutura de elementos de madeira articulados que definem um espaço poético: uma casa, um ventre, um ovo, um ser vivo, ou isso tudo e nada disso, talvez apenas um convite à imaginação. Um conjunto de objetos de formas orgânicas coloridas, num chão branco, complementa os elementos de madeira. O conjunto resulta numa estrutura aberta, em comunicação com o exterior, onde o diálogo entre o vazio e as linhas orgânicas da madeira cria a sensação de espaço delimitado, íntimo, acolhedor, convidativo ao entrar e ao estar.

O som é o outro elemento essencial na definição do espaço e foi igualmente concebido para criar uma envolvência simultaneamente física e poética. Quatro pontos independentes de difusão sonora estão integrados na estrutura, produzindo um manto onde coabitam sons eletrónicos, da paisagem sonora, da voz humana, de objetos ou instrumentos alternativos, algumas memórias de projetos anteriores, mas aqui surgindo de forma quase inesperada. A estrutura propõe assim a possibilidade de ouvir de formas muito diferentes e pessoais, a várias “vozes”, seguindo vários trilhos possíveis desvendados pela escuta, seja a do ouvido ou a de outra qualquer forma de perceber a vibração que emana do espaço.

Nesta performance a instalação cruza-se com a dança e é proposta uma experiência mediada por um “interator” (um(a) bailarino(a)), que constrói o discurso do seu corpo em tempo real, como resultado das relações entre o som, os elementos cénicos e as crianças e adultos que entram no espaço.

ZYG é uma coprodução da Companhia de Música Teatral e Fundação Centro Cultural de Belém/Fábrica das Artes, em colaboração com a Companhia de Dança Contemporânea Norueguesa Dybwickdans, no âmbito do Programa Pegada Cultural | Primeiros Passos.

A Companhia de Música Teatral é uma companhia dedicada à exploração da música como ponto de partida para a interação entre as várias técnicas e linguagens de comunicação artística dentro de uma estética que vai da música cénica ao teatro musical. A CMT aposta num trabalho de articulação entre a investigação académica, a produção artística, a criação tecnológica, o envolvimento da comunidade e a divulgação de ideias sobre a importância da experiência musical em especial nas idades mais precoces, e tem apresentado os seus trabalhos em Portugal e um pouco por todo o mundo.

As sessões nos dias 8, 9 e 10 de novembro são destinadas às creches da cidade, enquanto nos dias 11 e 12 de novembro (sábado e domingo) dirigem-se a famílias nos seguintes horários: 10h00, 10h45 e 11h20. Cada sessão tem a duração aproximada de 20 minutos e a lotação máxima de 6 bebés (e 6 adultos) por sessão. Esta instalação-performance destina-se a bebés dos 0 aos 36 meses e requer inscrição prévia, através dos seguintes contactos: telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou email [email protected]. Espetaculo ZYGFonte: GC da CM Loulé

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui