No maior projeto conjunto alguma vez lançado pelos Museus e Centros de Ciência do mundo, o Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) celebra o Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência 2017 (ISCSMD) na sexta-feira, 10 de novembro.
O Centro irá comemorar este dia com uma saída de Geologia Urbana e uma palestra sobre a geologia do Algarve.
Colaborando com mais de 300 instituições em todo o mundo que acolhem centenas de milhares de pessoas, para uma celebração da Ciência e exploração de como a sociedade pode utilizá-la, tecnologia, inovação e ação individual para ajudar a resolver os desafios do planeta.
As atividades deste dia representam um esforço conjunto e internacional para consciencializar e encorajar ações que promovam a sustentabilidade global, com foco nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) da ONU, que procuram acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e combater as alterações climáticas, assegurando ao mesmo tempo que ninguém seja deixado para trás.
Junte-se a nós para as seguintes atividades que apoiam os SDGs correspondentes:
- Saída de Campo – Geologia Urbana, início às 10h30 com ponto de encontro no Centro Ciência Viva de Lagos, Objetivo 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis
- Living in a Moving Rock – Geology of the Algarve Palestra às 20h30 para a comunidade em geral, realizada em inglês, Objetivo 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis
Resumo das atividades
Geologia Urbana
Numa visita pela cidade de Lagos as “histórias geológicas” dos edifícios e equipamentos urbanos são exploradas através das rochas e fósseis que os compõem, combinando Geologia e Paleontologia com História e Arquitetura.
Living in a Moving Rock – Geology of the Algarve
A região do Algarve já esteve num supercontinente chamado Pangeia, contatando com terras africanas e norte-americanas. A expansão oceânica e posterior compressão promoveu o desenvolvimento de uma região diversa com rochas sedimentares, manchada por vulcões como o que está na Praia da Luz. (Palestra em Inglês).Fonte: CCV Lagos