Expedição São Brás de Alportel-Marrocos com partida simbólica este sábado

0
330
ExpedicaoSBA Marrocos

O Município de São Brás de Alportel e o Grupo Marafados do TT Algarve promovem este sábado, 23 de dezembro, pelas 11h00, a partida simbólica da “Expedição Humanitária São Brás de Alportel – Marrakech: Memorial João Rosa Beatriz”, que arranca oficialmente a 26 de dezembro.

A cerimónia vai decorrer no espaço exterior dos Paços do Município.

Esta expedição é uma oportunidade para mergulhar na cultura árabe, numa incursão ao norte de África, que permitirá alargar horizontes e recuperar a herança do Al-andaluz tendo como inspiração a história singular de João Rosa Beatriz, livre-pensador e republicano que fundou o concelho de São Brás de Alportel em 1914 e partiu para Marrocos em 1915 onde viveu até à sua morte.

Entre 26 de dezembro de 2017 e 6 de janeiro de 2018, ao longo de 3.700 quilómetros, os participantes terão a oportunidade de entrar em 2018 com uma experiência única, por um Marrocos profundo e conhecer os locais por onde passou e viveu João Rosa Beatriz.

Chefchauen, Ouezzane, Meknes, Azrou, Gargantar du Todra, Todra, Agoudal, Alnif, Remlia, Zagora, Erg. Chegaga, Ouarzazate, Marrakech e Tetouan são os pontos principais por onde esta expedição vai passar.

João Rosa Beatriz nasceu em São Brás de Alportel a 19 de abril de 1881. O contacto com os ideais republicanos marcaram o seu percurso pessoal e profissional, tendo participado nas movimentações da Rotunda, a 4 e 5 de outubro de 1910 que levaram à implantação da República. A ele se deve um papel determinante na fundação do concelho de São Brás de Alportel, a 1 de junho de 1914.

Em 1915, emigrou para Marrocos. Várias décadas de exílio em Marrocos nunca diminuíram o profundo amor que sentia pela terra onde nasceu, e onde não regressou em vida, e que descrevia como o “lugar mais belo do mundo”.

Foi vice-cônsul de Portugal em Mazagão e participou ativamente na dinamização de vários movimentos de luta contra os regimes ditatoriais. Faleceu a 27 de julho de 1960, em Casablanca.ExpedicaoSBA MarrocosFonte: GI da CM SBA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui