A renovação dos pavimentos das celas de alojamento e recobro, a aquisição de novos comedouros, bebedouros e estrados são algumas das obras que permitirão a modernização e requalificação do Canil Municipal de Silves (Centro de Recolha Oficial) e que se poderão realizar após a aprovação de uma candidatura apresentada à Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
Esta candidatura, efetuada ao abrigo do previsto no Despacho Normativo n.º 16-A/2017, possibilitará que todos os custos até 5 mil euros sejam financiados, devendo as obras estar concluídas até 31 de maio de 2018. É de realçar, ainda, que o Município de Silves foi o único do Algarve que viu aprovada a sua candidatura.
Esta renovação do Canil Municipal tem vindo a ser realizada desde outubro de 2016, tendo assumido a autarquia todos os custos das obras já realizadas, nomeadamente a construção de duas celas semicirculares para o alojamento de canídeos e de três boxes horizontais para o alojamento de gatos, destinadas ao isolamento e quarentena de animais suspeitos de raiva. Foram criadas, igualmente, mais boxes aproveitando-se um anexo existente, que comunica para um espaço também interior, que funciona como local de “lazer” mais amplo, onde é possível que os gatos saltem, corram, subam e desçam.
Foi, também, feita a separação física da área de acesso ao Gabinete Médico Veterinário da área do canil propriamente dito, de forma a possibilitar um acesso mais fácil e seguro dos canídeos recolhidos.
Ainda com o intuito de melhorar os cuidados prestados aos animais e no âmbito da Lei 27/2016 de 23 de agosto, a Câmara Municipal de Silves, através do Gabinete Médico Veterinário, encontra-se a finalizar o processo de adjudicação das esterilizações dos animais vadios ou errantes recolhidos na via pública ou outro local público, aos centros de atendimento médico veterinários do concelho que se candidataram a este procedimento.Fonte: GRP do Mun Silves