Reportagem Vídeo: Carnaval´18 | Loulé

0
315

Decoração, trajes e adereços ligados à tecnologia invadiram de 11 a 13 de Fevereiro a Avenida José da Costa Mealha, coração das comemorações carnavalescas na cidade de Loulé. Na edição em que o Carnaval de Loulé teve como mote “Summit de Loulé”, numa paródia àquilo que foi a Web Summit, a cimeira de tecnologia e empreendedorismo que decorreu em Lisboa, englobou 14 carros alegóricos que desfilaram para levar ao público uma sátira acutilante aos principais acontecimentos nacionais e internacionais dos últimos meses, nomeadamente nos quadrantes político, social e desportivo, destacando-se também a beleza e qualidade artística dos carros.

Nesta web summit ao estilo Louletano houve este ano espaço para um cruzeiro summit, em que os tripulantes foram os líderes dos partidos, destaque ainda para o “Robocosta” a geringonça conduzida pelo Primeiro-Ministro, ou ainda a Central de Emails do SLB onde os presidentes do Sporting e FC Porto tentaram caçar a águia Vitória, numa referência ao caso dos emails que tem marcado o futebol nacional. Não obstante as suas raízes bem portuguesas e algarvias, o Carnaval de Loulé foi este ano  contagiado também pelo ritmo frenético do Brasil e, mais uma vez, as escolas de samba trouxeram o calor que se vive do outro lado do Atlântico nestes dia, para o Algarve. Para os muitos turistas estrangeiros que ocorreram ao mais antigo Carnaval do país, as esculturais bailarinas com samba no pé são, foram de resto, um dos principais motivos para uma das milhares de fotografias tiradas ao desfile.

Destaque ainda para os cerca de meio milhar de figurantes, entre os quais os elementos que integraram os grupos de animação compostos por associações, clubes e coletividades do Concelho que ajudaram à festa, mantendo viva esta tradição bem Louletana. Esta edição do Carnaval encerrou, como sempre, na Terça-Feira de Entrudo. Para a organização, importa salientar o facto de, para além do elevado número de foliões no desfile, a cidade ter tido uma imensa afluência de visitantes nestes dias o que, sem dúvida, contribuiu grandemente para a dinamização da economia local durante a época baixa do turismo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui