Por iniciativa do Município de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir, vai inaugurar no próximo dia 4 de março, domingo, às 10h00, um espaço destinado à divulgação, produção e comercialização de artesanato e produtos locais, como forma de valorizar o interior rural de Loulé que preserva saberes transmitidos ao longo de gerações, associados à produção artesanal.
Utilizando o espaço disponível no edifício da antiga Escola Primária de Salir, localizado no centro da vila, onde já funciona o Posto Municipal de Turismo e o Centro Brito de Carvalho/Associação In Loco, este espaço irá funcionar de segunda a sexta-feira, entre as10h00 e as 16h00, e no primeiro domingo de cada mês, dia em que se realiza o Mercadinho, entre as 10h e as 13h.
O referido espaço, cujo funcionamento será assegurado por artesãos e produtores a trabalhar ao vivo, proporcionará a realização de oficinas e encontros tendo em vista a transmissão de saberes, experiências e promoção de valores culturais do território.
Paralelamente com o início do funcionamento deste espaço, o Posto Municipal de Turismo passará a disponibilizar uma visita orientada na vila de Salir, com o intuito de dar a conhecer os elementos mais relevantes do património cultural material e imaterial da vila, bem como a sua envolvente natural e a paisagem humanizada.
No dia de abertura deste espaço, pelas 9h00, terá início o “Mercadinho da Horta” (dependente das condições meteorológicas). Pelas 10h00, decorre a inauguração do Espaço de Artesanato e Produtos Locais. Às 10h30, está prevista uma visita e percurso pedestre na vila de Salir (também dependente das condições meteorológicas).
Fonte: GAP da CM Loulé