A Unidade de Intervenção, através do Subagrupamento de Montanha da Serra da Estrela do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), entre 15 de fevereiro e 15 de março, realizou um conjunto de treinos, que envolveram operações de busca e resgate em montanha em condições climatéricas extremas.
Dentro dos diversos treinos operacionais foram realizados dois exercícios complexos de busca e resgate, nomeadamente, um resgate subaquático em águas gélidas e uma operação completa de resgate em montanha durante a tempestade Gisela.
Estiveram empenhados cerca de 50 militares do GIPS das valências de busca e resgate em montanha, operações subaquáticas e especialistas em primeira intervenção busca e resgate.
Os treinos operacionais tiveram como objetivo testar procedimentos e a capacidade de resposta de especialistas em condições extremas, garantindo uma maior eficácia na proteção, socorro e auxilio aos cidadãos que se encontrem em situações de perigo, reforçando assim o seu sentimento de segurança.
Fonte: GNR-DCRP