Alcoutim | Museu Municipal comemora 25 anos

0
302
MuseuMunAlcoutim

Em 2020 o Museu Municipal de Alcoutim comemora 25 anos com ações como o lançamento da nova imagem do Museu Municipal, a criação do logotipo e de sítio WEB, a renovação da exposição de jogos islâmicos “Jogos Intemporais”, a edição de catálogo, e em colaboração com diversos museus algarvios a participação no projeto “Backwards Archaeology” de Charlie Holt (https://www.facebook.com/groups/2030039910654181/) e no projeto O MAR da Rede de Museus do Algarve, com a produção da exposição de exterior e itinerante “A Colónia Balnear Infantil de Alcoutim (1959-1962)”.

No núcleo sede do Museu Municipal, o Museu do Rio, irão ser desenvolvidas diversas ações associadas à manutenção do edifício e das suas coleções, assim como a criação de um projeto artístico, em colaboração com a Associação Artística Satori, para celebrar os 25 anos do Museu.

A atual conjuntura nacional e internacional limita as ações e direciona a estratégia de comunicação centrando as comemorações dos 25 anos do Museu Municipal em contributos materiais e virtuais, consequentes das restrições impostas pelo estado português no combate à pandemia COVID-19.

O Museu Municipal de Alcoutim é uma estrutura com vários espaços museológicos interligados, representativos e interpretativos das distintas realidades culturais e ambientais do território e das suas comunidades; Museu do Rio, Núcleo Museológico de Arte Sacra, Núcleo Museológico de Arqueologia, A Escola Primária, Casa do Ferreiro, Núcleo Museológico Dr. João Dias, Menires do Lavajo, Ruínas do Montinho das Laranjeiras, Castelo Velho de Alcoutim e Núcleo Histórico de Alcoutim. Exibe, atualmente 6 exposições de longa duração dedicadas à etnografia, arqueologia, arte antiga e ciência, com conjuntos de peças resultantes de doações, escavações arqueológicas e recolhas etnográficas, provenientes de diversos locais do concelho e do baixo Guadiana.

Repensar o museu e as suas ações na comunidade é o mote para estas comemorações numa época em que mudanças sociais, culturais, políticas e, consequentemente, pessoais são impostas pelo “COVID-19”, invisível, dissimulado e desconhecido que veio alterar formas de sentir, ver, pensar, agir e viver em sociedade.

GC do Mun AlcoutimMuseuMunAlcoutim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.