PSD satisfeito com medidas da AMAL relativamente ao aproveitamento de Água nos Municípios

0
439
PSD-Portimao

Sabe o PSD de Portimão e os seus Autarcas eleitos que, com a subida das temperaturas e a chegada da época de verão é normal e torna-se um assunto “cliché” abordagens à seca, ao nível baixo das barragens e os alertas sucessivos sobre poços que deixaram de ter água.

Em junho deste ano foi reconhecida oficialmente a situação de seca severa no continente. É algo que todos já percebemos, algo que não é ideológico e uma preocupante situação que muito provavelmente se irá repetir nos próximos anos, levando a medidas futuras e sabendo que todos temos de nos adaptar a esta situação.

Conforme referido pelo membro da bancada do PSD à Assembleia Municipal de Portimão, Bruno Candeias, em sessão ordinária deste órgão datada de 29/04/2022, “temos de nos adaptar a esta realidade e o que há poucos anos fazia sentido, hoje pode não fazer e temos de adotar novos comportamentos e estratégias para utilizar de forma mais inteligente o recurso água na nossa região”.

No seguimento desta intervenção em sessão pública, como comprova ata oficial da Assembleia Municipal, nessa mesma sessão, a bancada municipal do PSD de Portimão apresentou em Assembleia Municipal várias propostas que tinham como objetivo a redução inteligente do consumo de água no Município, entre elas a “conversão por parte da Câmara Municipal de Portimão da totalidade de relva natural existente em rotundas e similares áreas não utilizáveis por soluções mais sustentáveis tais como plantas típicas de jardim Mediterrânico”. Esta medida representa uma redução no consumo de água potável de 3 a 10 vezes reduzindo ainda fortemente custos de manutenção e meios afetos que poderiam ser canalizados para outros espaços que tanto necessitam.

Foi também apresentada pela bancada municipal do PSD Portimão, nessa mesma sessão de abril de 2022, uma proposta de plantação de 50 árvores autóctones no concelho, em espaços há muitos anos destinados para o efeito, em passeios e áreas de lazer na estrada de Alvor e zona Ribeirinha de Alvor, com réplica desta ação em outros canteiros destinados a árvores existentes nas 3 freguesias.

Foi com surpresa que todo o auditório do Museu Municipal de Portimão, onde decorreu esta sessão pública de Assembleia Municipal, viu estas propostas serem chumbadas com exclusivamente os votos contra da bancada do PS de Portimão.

À data de hoje, em julho de 2022, foi com regozijo e satisfação que a Comissão Política e os Autarcas do PSD de Portimão receberam a notícia de que, aprovado na reunião do Conselho Intermunicipal do Algarve – AMAL que teve lugar na passada sexta feira, que os Municípios do Algarve decidiram tomar medidas conjuntas para fazer face ao grave período de seca que a região atravessa, nomeadamente redução dos dias de rega e cessar a rega dos espaços verdes públicos relvados com reconversão por espécies autóctones com necessidades menores de disponibilidade hídrica. Esta medida, aprovada em reunião da AMAL com voto favorável da Presidente de Câmara de Portimão, foi precisamente o que proposto pelo PSD em abril e que teve voto contra do PS Portimão.

“O PSD Portimão está atento e possui uma equipa de técnicos de várias áreas que constantemente apresenta propostas, bem fundamentadas, e que vão ao encontro das necessidades atuais e futuras. Infelizmente, como é este um exemplo, o PS de Portimão tem optado por desconsiderar propostas externas à sua sigla partidária com o insuficiente argumentário que ‘está tudo feito ou está tudo a ser tratado’, quando a verdade é que mais uma vez – e para uma questão importantíssima para a nossa região – o que se viu foram braços cruzados e um voto contra porque era algo vindo do PSD.”, critica o líder do PSD/Portimão Carlos Gouveia Martins.

“Portimão necessidade de criatividade, de inovação e iniciativa em várias matérias. É importante definir um plano ambiental e sustentável para o nosso Município e não nos podemos dar ao luxo de esperar que os problemas se resolvam sozinhos” conclui Carlos Gouveia Martins.

PSD Portimão

PSD-Portimao