CREPC Algarve – Situação semanal no Algarve em 22 de Julho de 2022

0
143
Proteção-Civil

1. DECLARAÇÕES E PLANOS

Declaração de Situação de Alerta, em todo o território nacional continental, em vigor desde as 00:00 horas do dia 19 de fevereiro de 2022, até às 23:59 horas do dia 31 de julho de 2022.

PEPC Algarve ativado desde 01 de dezembro de 2021. Mantêm-se ativos todos os Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil (PMEPC) do Algarve – Situação Epidemiológica COVID-19, desde 01 dezembro de 2021.

Mantêm-se ativos o PONCoV e o PORCoV da ANEPC

PNEPC – Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil // PEPC – Plano de Emergência de Proteção Civil do Algarve // PMEPC – Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil // PONCoV – Plano de Operações Nacional para o Coronavírus (COVID – 19) // PORCoV – Plano de Operações Regional para o Coronavírus (COVID – 19).

2. APOIO AOS AGENTES DE PROTEÇÃO CIVIL

a) BASES DE APOIO LOGÍSTICO – MEIOS DE REFORÇO

Estão preparadas na Região do Algarve 16 (dezasseis) Bases para receber meios de reforço externo.

3. APOIO À POPULAÇÃO

a) ZONAS DE APOIO À POPULAÇÃO (ZAP)

Estão preparados na Região do Algarve 21 (vinte e um) locais para instalar ZAP para alojamento de emergência de pessoas em isolamento obrigatório ou profilático, com uma capacidade total para albergar 737 pessoas.

4. APOIO ÀS UNIDADES DE SAÚDE PÚBLICA

a) NÚCLEOS DE APOIO ÀS UNIDADES DE SAÚDE PÚBLICA ATIVADOS

  • ACES Sotavento: Alcoutim e Tavira encontram-se a operar. Os NAS dos Postos de Comando Municipal (PCMun) de VRSA e de Castro Marim foram desativados.
  • ACES Central: Os NAS dos PCMun de Faro, Loulé, Olhão e S. Brás de Alportel foram desativados. Mantem-se o NAS do PCMun de Albufeira,
  • ACES Barlavento: Todos os NAS encontram-se desativados. Contudo, as equipas dos PCMun (SMPC) asseguram esporadicamente as tarefas em momentos de maior pressão.

b) ATIVIDADES DE APOIO REALIZADAS

Situação-22Julho-4b

c) DESCONTAMINAÇÃO DE ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS

Sem atividade a registar na presente semana.

5. APOIO À VACINAÇÃO

a) CENTROS DE VACINAÇÃO (CV) ATIVADOS (PELAS ESTRUTURAS MUNICIPAIS DE PROTEÇÃO CIVIL)

Encontram-se ainda instalados pelas estruturas municipais de proteção civil e são sustentados logisticamente 05 centros de vacinação comunitários com capacidade para inocular 1.830 utentes/dia, externos às unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a pedido da ARS do Algarve, com o apoio dos Agentes de Proteção Civil, em especial dos Corpos de Bombeiros da região.

Nos restantes municípios, nomeadamente: Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António, em que a vacinação ocorre nos respetivos Centros de Saúde, as autarquias que materializam o patamar municipal da proteção civil estão a apoiar o funcionamento, afetando meios e recursos, de acordo com as necessidades especificas em cada localidade.

6. AÇÕES DESENVOLVIDAS

a) AÇÕES DE FORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO

Os Serviços Municipais de Proteção Civil, em parceria com a Autoridades de Saúde e Segurança Social, devidamente adaptadas à realidade territorial de cada concelho, com o apoio dos diversos Agentes de Proteção Civil e demais Entidades Cooperantes, continuam a desenvolver ações de sensibilização e formação.

b) TRANSPORTES

Situação-22Julho-6b

Foram realizados, através de meios próprios dos Corpos de Bombeiros e/ou SMPC da Região, 1 transporte de vacinas em apoio ao Serviço Nacional de Saúde, e 3 transportes de casos de COVID-19 suspeito.

7. SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA NA REGIÃO

(dados até às 24:00 horas do dia 21 de julho de 2022)

Situação-22Julho-7
Situação-22Julho-8
Situação-22Julho-9

10.OUTROS
➢ Todos os pedidos colocados ao sistema de emergência e proteção civil, quer no nível regional, quer no nível municipal, foram satisfeitos em tempo útil.

ANEPC

Proteção-Civil