Já ouviu falar do footgolf? Os melhores jogadores do mundo vêm ao Algarve

0
688
Footgolf-FPFG

Não é golfe com uma bola de futebol, nem futebol num campo de golfe. É uma modalidade praticada com uma bola de futebol, em campos de golfe, com o objetivo de chutar a bola a diversas distâncias até ao buraco, no menor número de chutos possível. Chama-se footgolf, nasceu na Holanda há mais de dez anos e a vila algarvia de Castro Marim (Castro Marim Golfe & Country Club) vai receber os melhores jogadores do mundo entre 2 a 4 de setembro, para o Open de Portugal 2022.

“É natural que o nome possa remeter para o golfe e futebol, mas o footgolf é um desporto que vale por si, contando com mais de 600 praticantes em Portugal e 35.000 em todo o mundo, com regras próprias e com um espírito que assenta na disciplina e cortesia, independente me da ocasião. É um jogo de perícia e paciência, no qual se pretende acertar no Ghole (buraco) no menor número de tentativas possível.” afirma César Piedade, Presidente da Federação Portuguesa de FootGolf. “Voltar a receber esta competição em Portugal, é uma grande honra, uma vez que é uma forma de premiar a dedicação dos praticantes portugueses e mais um passo rumo à evolução do desporto no nosso país”, conclui.

Em Castro Marim estarão mais de 170 jogadores, a nata mundial do Footgolf, na quarta edição da prova organizada pela Federação Portuguesa de FootGolf (FPFG) com a chancela da Federação Internacional (FIFG). Os favoritos, na categoria geral, são Ben Clarke do Reino Unido, Josef Nemec da República Checa, e os argentinos Nico Garcia (vencedor da edição de 2018) e Matias Perrone. Pedro Brito, português, quatro vezes campeão nacional consecutivo, tentará dificultar a vida aos favoritos. Na categoria de veteranos, o principal candidato a vencer é o holandês Mickael Wilkes, enquanto que na categoria feminina, a eleita é a jogadora do Reino Unido, Claire Williams, recentemente consagrada vice-campeã europeia da modalidade.

guess what