MAR Shopping Algarve promove 4º Edição “Limpeza de Praia”

0
177
Limpeza-Praia-MShopping

Todos os anos, toneladas de lixo acabam no Oceano e, por sua vez, nas praias. De facto, o que dá à costa representa apenas uma pequena parte do problema, sendo as principais causas a produção e padrões de consumo insustentáveis, estratégias de gestão de lixo pobres, assim como a falta de consciencialização das pessoas para os temas ambientais.

Com início em maio de 2021, o projeto “Limpeza de Praia” do MAR Shopping Algarve conta já com três edições, realizadas com o apoio de várias entidades públicas e privadas, assim como com a participação de um número significativo de voluntários.

Cada vez mais conscientes da importância de preservar o Património Natural Algarvio e com o objetivo de dar continuidade ao movimento de consciencialização iniciado com este o projeto, o meeting place promove agora a 4ª Edição desta ação que acontece na Praia dos Salgados, no dia 8 de outubro, entre as 09h00 e as 13h00 e que integrará a agenda de abertura da SEIVA22, que decorre até 16 de outubro.

“O MAR Shopping Algarve é um meeting place que integra a sustentabilidade em toda a sua operação, visando um impacto positivo para as pessoas e para o planeta, ao mesmo tempo que desenvolve o seu negócio. Pretendemos garantir a continuidade deste projeto, reforçando o processo de sensibilização contínua e que todas as entidades, unindo recursos e conhecimento, possam continuar a desenvolver ações e atividades neste âmbito. Importa, cada vez mais, medir o impacto do comportamento humano, durante a época balnear, no ecossistema, nomeadamente no que respeita a quantidade de lixo produzida e abandonada nas dunas e mar”, afirma Ana Antunes, diretora-geral do MAR Shopping Algarve.

A ação conta com o apoio de várias entidades parceiras como a AOA – Associação Oncológica do Algarve, APA – Agência Portuguesa para o Ambiente, ARA – Animal Rescue Algarve, CCMAR – Centro de Ciência do Mar, Centro de Ciência Viva do Algarve, Centro de Ciência Viva de Tavira, concessionário da Unidade Balnear denominada Praia dos Salgados – UB1, DOA – Designer Outlet, ERP – European Recycling Platform, IKEA e Região de Turismo do Algarve.

De recordar que na primeira edição, realizada em maio de 2021, na Ria Formosa, foram recolhidos 53 sacos de lixo com capacidade de 120 litros cada, e contou com a participação de 120 voluntários. Já a segunda edição, realizada em outubro do mesmo ano, 67 voluntários recolheram 2600 litros de resíduos.

Os participantes terão acesso a um KIT de participação composto por um saco reutilizável que contém: máscara certificada, luvas, uma t-shirt e um saco para recolha do lixo. 

A ação carece de inscrição prévia através do email [email protected] e a participação é gratuita.

Esta iniciativa culminará com um workshop gratuito e promovido pela APA: “Plantas invasoras – identificação e remoção”, também ele no dia 8 de outubro das 11h30 às 12h30.

Pure

Limpeza-Praia-MShopping-1