“Antes de evitar andar de avião, faz um empadão”, “Salvar o Planeta, uma açorda de cada vez”, “Ou fazemos croquetes, ou estamos fritos”, são as frases que, a partir de 29 de setembro, vão impactar todos os portugueses. Para assinalar o Dia Mundial de Combate ao Desperdício Alimentar, o Movimento Unidos Contra o Desperdício e as marcas parceiras lançam uma campanha provocadora, que quer alertar as consciências das várias gerações e demonstrar que, para salvar o planeta, não são precisos atos heroicos!
Desenvolvida pel’O Escritório e produzida pela Garage, a campanha estará no ar durante todo o mês de Outubro com várias criatividades, que através do empadão, da açorda e do croquete demonstram quão fácil é resolver-se um problema que é hoje responsável por 10% das emissões de gases com efeitos de estufa, ocupando assim o ranking dos maiores poluentes do Mundo.
Porque não basta alertar consciências, mas é preciso criar ferramentas para que as pessoas possam efetivamente fazer parte da solução, o Movimento quis ir mais longe e desafiou o creative studio Project António a desenvolver uma plataforma digital que, sob a forma de um livro contra o desperdício, agrega dezenas de receitas e dicas das várias marcas parcerias.
Aldi, Aqui é Fresco, Auchan, Bom Petisco, Bonduelle, Cigala, Continente, El Corte Inglés, Fula, Gelpeixe, Guloso, Hellmans, Intermarché, LIDL, Luso, Makro, Mercadona, Milaneza, Minerva, Minipreço, Monchique, Nacional, Nestlé, Nobre, Pepsico, Pingo Doce, Probar, Recheio, Too Good To Go, Trivalor, Vaca Que Ri, Vieira e Vimeiro, estão todas Unidas Contra o Desperdício, nesta plataforma cujo acesso deverá ser feito pelo site do Movimento em www.unidoscontraodesperdicio.pt
“Os números do desperdício alimentar em Portugal são alarmantes e este é um problema de todos, que só pode ser resolvido com a ajuda de todos. O que pretendemos com esta campanha é, mais do que alertar e sensibilizar os portugueses para o tema, mostrar que as soluções para o seu fim estão mais perto e são muito mais simples do que pode parecer”, afirma Francisco Mello e Castro, coordenador do Movimento.
“É gratificante trabalhar com um Movimento que, pela relevância e urgência do que defende, é extremamente importante para o presente e futuro de todos nós. Queríamos desenvolver algo que chamasse a atenção das pessoas e que fosse, ao mesmo tempo, desafiante para todas as gerações, de forma a dar visibilidade e contribuir para o fim de um problema tão urgente como o desperdício alimentar.”, afirma Nuno Jerónimo, partner da agência O Escritório.
Recorde-se que o Movimento Unidos Contra o Desperdício nasceu em 2020, para chamar a atenção para os preocupantes números do desperdício alimentar em Portugal e encontrar soluções para o minorar. A este juntam-se mais de 310 empresas/entidades e 3.000 particulares aderentes.
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