Corteva e CAP lançam a 3ª edição do programa TalentA em Portugal

0
815
Programa-TalentA
  • Nas edições anteriores do TalentA, recebeu mais de 800 candidaturas de todos os países onde o projecto está presente, um sinal claro da necessidade de continuar a defender a importância da mulher no meio rural para construir um futuro sustentável.
  • Os prémios TalentA vão novamente premiar 3 mulheres empreendedoras rurais e todas elas serão apoiadas com formação, aconselhamento técnico e visibilidade dos seus projectos, e a vencedora receberá ainda um apoio financeiro de 5.000 euros para investir no seu projeto

Veja aqui o Vídeo da 3ª edição do programa TalentA.

No contexto do Dia Internacional da Mulher Rural, que se celebra a 15 de Outubro, a Corteva Agriscience, empresa agrícola líder em tecnologia aplicada a sementes, protecção de culturas e agricultura digital, e a CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal), apresentam a 3ª edição do TalentA, o programa que visa capacitar com financiamento e formação mulheres rurais de referência no sector agroalimentar.

Uma forte aliança com um objectivo comum

O programa TalentA foi lançado em 2019 para destacar o papel-chave que as mulheres rurais desempenham no sector e para as apoiar no desenvolvimento dos seus projectos. Desde a sua criação em Espanha, o programa tem sido um grande sucesso e tem sido muito bem recebido, totalizando mais de 800 candidaturas de mulheres de 9 nacionalidades diferentes na Europa e América Latina. Especificamente em Portugal, mais de 140 mulheres empresárias de diferentes regiões rurais candidataram-se a esta iniciativa. 

Clara Serrano, Vice-presidente da Unidade de Negócios Corteva Agriscience para o Sul da Europa comentou: “É motivo de grande orgulho ver o progresso de um programa como o TalentA, que nasceu em Espanha e já está presente em cerca de dez países de todo o mundo. O trabalho realizado pela CAP permitiu-nos destacar o importante trabalho que as mulheres realizam nas zonas rurais em Portugal. Esta é uma iniciativa chave para Corteva, que demonstra a nossa intenção de apoiar o sector e de promover a diversidade e a igualdade dentro dele”. 

Luís Mira, Secretário-Geral da CAP destacou: A nossa missão é a defesa dos interesses dos agricultores portugueses e, numa altura em que o sector enfrenta tantos desafios, estamos muito honrados em lançar, pelo terceiro ano consecutivo, o Programa TalentA que visa ajudar a capacitar as mulheres agricultoras portuguesas e a contribuir para o desenvolvimento dos seus projectos empreendedores”.

Apoio às mulheres nas zonas rurais

Em cada uma das edições anteriores, foram selecionados três projetos finalistas e um vencedor. Diana Valente foi a grande vencedora da 2ª edição com “Prazeres do Mondego”, um projeto que tem como atividade principal a cerealicultura e a produção de bovinos de raça Jarmelista. O projecto agro-silvo-pastoril de Inês Lopes, Ptachio, e a iniciativa de Monica Alves, Enxertar ciência na agricultura, foram também premiados na segunda edição do TalentA.

As finalistas terão acesso a aconselhamento e formação personalizada, adaptada ao seu projeto ao longo de 2023, para além de uma campanha de divulgação do projecto e visibilidade entre parceiros, instituições, meios de comunicação e redes sociais. A vencedora receberá ainda 5.000 euros para investir na sua iniciativa.

Procuram-se mulheres com ideias inovadoras

Podem concorrer a este programa todas as mulheres com projetos nas áreas agrícolas e agroalimentares desenvolvidos em meios rurais até 20.000 habitantes (excepto ilhas, localidades rurais ou distritos com maior dispersão geográfica) e com projetos em fase inicial, de planeamento ou já implementados em ambientes rurais, que pretendem dar início uma nova linha de negócio ou melhorar a que já têm.

Para participar na terceira edição, as interessadas podem apresentar a sua candidatura através do website www.programatalenta.pt ou por e-mail [email protected], de 1 de Novembro de 2022 a 31 de Janeiro de 2023.

Toda a informação, assim como todos os documentos necessários para a apresentação das candidaturas podem ser descarregados no site do programa.

As vencedoras serão anunciadas dia 8 de Março de 2023, por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

All Com

Programa-TalentA-1