A Assembleia Municipal de Loulé foi distinguida na 4ª edição dos Prémios ANAM – Associação Nacional das Assembleias Municipais, com uma Menção Honrosa que laureou as boas práticas levadas a cabo por este órgão do poder local em termos da promoção da inclusão e da aproximação aos cidadãos.
A introdução do serviço de tradução na Língua Gestual Portuguesa e respetiva transmissão online, em streaming, das sessões da Assembleia Municipal de Loulé mereceu o destaque dos Prémios ANAM, enquanto uma importante prática inclusiva, no que toca ao acesso e exercício da democracia.
Recorde-se que a Assembleia Municipal de Loulé promove desde o início do presente mandato o serviço de tradução em todas as sessões plenárias (ordinárias e extraordinárias), contando para tal com a participação de duas tradutoras gestuais em todas as sessões. Trata-se de uma iniciativa em prol de uma acessibilidade plena que permite conduzir à integração pessoal e social de todos os seus munícipes.
A capacidade de promover um maior envolvimento das comunidades, assim como o seu carácter inspirador para outras Assembleias Municipais foram, de resto, dois dos aspetos que levaram o júri dos Prémios ANAM a atribuir esta Menção Honrosa
Para Carlos Silva Gomes, presidente da Assembleia Municipal de Loulé, “a difusão online das Assembleias com tradução na Língua Gestual Portuguesa tem contribuído para combater o isolamento destas pessoas, fomentando a sua participação na vida comunitária e política e fazendo-as sentirem-se verdadeiramente parte integrante da comunidade local”.
“Esta prática em uso no Município de Loulé, através da Assembleia Municipal, replicada em todos os Municípios do País, em muito contribuiria para uma real integração e participação das pessoas Surdas na vida pública, política e comunitária e para uma verdadeira igualdade de oportunidades ao acesso da gestão da ‘res publica’”, acrescenta o autarca.
Os Prémios ANAM reconhecem o trabalho das Assembleias Municipais existentes, na promoção das boas práticas no seu funcionamento e seu impacto local na relação com os munícipes e o seu papel na organização democrática dos municípios, elevando e dignificando o poder local e reforçando o papel das Assembleias enquanto porta-voz dos cidadãos.
CM Loulé