SB de Alportel | Quinta do Peral alerta mais novos sobre a Importância das Abelhas na Biodiversidade

0
740
Quinta-Peral-SEIVA-1

O Centro de Educação e Interpretação Ambiental do Município de São Brás de Alportel – Quinta do Peral – promoveu uma ação de sensibilização sobre a importância das abelhas na biodiversidade e um workshop de velas com cera de abelha no dia 15 de outubro.

Uma iniciativa que recebeu o interesse do Refúgio Aboim Ascensão, instituição que mantém visitas regulares a este espaço e levou oito crianças a esta atividade usufruída por 15 crianças e seus acompanhantes.

A ação promovida pelo município integrou o Programa da SEIVA 2022, Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental e contou com a colaboração de Rosário Silva que apresentou a Apis mellifera, a abelha que produz o mel que comemos, referindo a sua importância para a manutenção da biodiversidade nomeadamente para termos alimentos tais como os pêssegos, as laranjas, as amêndoas ou os mirtilos, entre muitos outros.

Experimentar o fato de apicultor, conhecer o mundo maravilhoso que cabe numa colmeia e perceber como funciona  um quadro com mel armazenado e ainda conhecer obreiras, zangãos e criação, fez as maravilhas dos jovens participantes, que tiveram ainda oportunidade de colocar as mãos no vidro da caixa onde estava o quadro, para perceber a diferença de temperatura entre a zona onde o mel está armazenado, mais fria, e a zona onde está a criação, mais quente.

Num segundo momento, os mais pequenos tiveram oportunidade de produzir velas, a partir de placas de cera de abelha que os apicultores colocam nos quadros, com o objetivo de as abelhas construírem, sobre elas, os opérculos.

Este encontro terminou de forma deliciosa, com uma prova de mel de medronheiro e de rosmaninho.

A SEIVA 2022 é uma iniciativa promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração s de Região Hidrográfica (ARH) do Algarve, no âmbito do projeto “Voluntariado Ambiental para a Água”, do qual o Município de São Brás de Alportel é parceiro, como forma de comemorar o início do ano hidrológico e o Dia Nacional da Água.

CM SBA