‘André Pires’ sexto na qualificação para o Grande Prémio de Macau

0
79
André-Pires-Macau

O 54º Grande Prémio de Motos de Macau começou da melhor forma para o piloto português André Pires, sexto classificado na sessão de qualificação, este ano aos comandos de uma Honda CBR 1000 RR Fireblade da equipa francesa Optimark Road Racing Team. Dois anos depois da última edição da célebre corrida citadina, o piloto de Vila Pouca de Aguiar reentrou determinado para aproveitar ao máximo os 45 minutos de sessão de treinos livres e para conhecer melhor a moto nos 6.2 km de traçado e nas 19 curvas do Circuito de Guia.

Com o sol a espreitar e as temperaturas a subirem, a pista estava ainda muito “verde”, com alguma sujidade e pó no asfalto. Pires rapidamente colocou a CBR no TOP5 da tabela de tempos, evoluindo naturalmente à medida que a sessão decorria, mas com uma particularidade, o facto das motos não poderem ser reabastecidas durante as sessões de treinos e qualificações. Os tempos da moto #14 foram baixando sucessivamente à medida que a moto ia ficando com menos combustível, levando André à sexta posição final.

Para André, tudo corria de maneira positiva, revelando-se surpreendido com a facilidade de adaptação à moto japonesa, dois anos depois da última passagem pelo traçado macaense. A primeira de duas sessões de qualificação foi disputada na manhã de sexta-feira, tendo os pilotos 30 minutos para registarem o melhor tempo para a grelha de partida da primeira corrida. André continuou a baixar o seu melhor tempo, testando novos acertos na sua moto que se viriam a revelar positivos e cruciais, cruzando a linha de meta na sétima posição.

Após as sessões de automóveis, a segunda sessão de qualificação foi disputada no final do dia, com temperaturas diferentes e já com muita borracha depositada no asfalto do Circuito da Guia. Com naturalidade todos os pilotos melhoraram os seus registos e André Pires não foi excepção, ao aproveitar os derradeiros momentos da sessão para realizar as suas voltas mais rápidas, melhorando constantemente a sua marca.

Ao cair da bandeira de xadrez o piloto português parou o cronómetro nos 2:33.791s, colocando a moto da AP Racing with Optimark na sexta posição da grelha de partida. As duas corridas serão disputadas no Sábado, com a duração de oito voltas cada, sendo a segunda a corrida principal do evento. A primeira corrida será disputada às 02h35 e a segunda às 08h05, horas de Portugal continental.

AP R

André-Pires-Macau