Conversas com Barrigudinhas | Como ter um Pavimento Pélvico Forte e Flexível durante a Gravidez

0
823
Conversas-Barriguinhas

Durante a gravidez, os músculos que constituem o pavimento pélvico passam por várias mudanças devido ao peso do bebé e da placenta, mas também às alterações hormonais e posturais que ocorrem no corpo da grávida. A próxima sessão online das Conversas com Barriguinhas, a 28 de novembro, pelas 17h00, pretende capacitar as grávidas para exercitar e proteger estes músculos de forma a prevenir disfunções e lesões no momento do parto.

Alongar e fortalecer os músculos do pavimento pélvico é possível através de massagens perineais, cuja técnica vai ser explicada pela enfermeira Gisélia Machado. A especialista em Saúde Materna e Obstétrica vai dar a conhecer a importância destas massagens na prevenção de lacerações ou episiotomias durante a dilatação no parto.

Neste evento online, as grávidas que estão ainda a refletir sobre a decisão de amamentar vão também poder esclarecer dúvidas comuns sobre este processo com a conselheira em aleitamento materno Claúdia Xavier.

A importância de exercitar e fortalecer os músculos durante a gestação volta a estar em destaque no dia 30 de novembro, pelas 17h00. Desta vez, a enfermeira Carmen Ferreira, autora dos livros “Estamos Grávidos! E agora?” e “Nascemos! E agora?”, vai abordar a pertinência da atividade física na mulher grávida e os benefícios que representa em cada uma das fases da gestação.

A enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstétrica Davina Ferreira marca também presença neste dia para explicar os cuidados a ter com suturas/pontos na recuperação pós-parto, quando não é possível evitar rasgões vaginais provocados pelo parto.

Em ambas as sessões, a Crioestaminal – o laboratório português líder em Células Estaminais e o único com acreditação internacional pela Association for the Advancement of Blood & Biotherapies (AABB) – vai marcar presença com uma conselheira em células estaminais, para contar tudo sobre as fontes de células estaminais do sangue e do tecido do cordão umbilical e qual a sua utilidade.

BCW

Conversas-Barriguinhas