Legionella juntou Especialistas em Seminário no Algarve

0
311
Legionella-Seminário-6

Na passada quarta-feira, dia 15 de Março, a AHETA e a Albombas em parceria com as Bombas Grundfos levaram a cabo um seminário sobre a tematica da Legionella onde foram apresentados alguns dados importantes, quer do ponto de vista da prevenção, quer do enquadramento legislativo, bem como algumas soluções para combate desta bactéria prejudicial para a saúde pública.

O auditório da AHETA, em Albufeira recebeu cerca de uma centena de representantes de unidades hoteleiras, instituições de solidariedade social, industrias e entidades municipais para aprofundarem o conhecimento sobre a Legionella, uma bactéria presente na água e que não sendo tratada e monitorizada pode ser prejudicial para o sere humano, desde que já tenha outras vulnerabilidades.

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Administração Regional de Saude do Algarve, Dr. Paulo Morgado, que teceu algumas considerações sobre a temática e deixou umas palavras de reconhecimento pela iniciativa, alertou ainda para o facto de existir a necessidade de todos os interveninentes na região trabalharem em conjunto para que se evitem focos de Legionella, quer em espaços públicos, quer em unidades turisticas. Paulo Morgado reforçou também que “a ARS estará sempre disponivel e aliás é esse o papel da entidade que tutela, para defender a saúde pública na região e para com o seu quadro técnico desenvolver medidas de prevenção e controlo da Legionella.”

O programa técnico iniciou-se com uma breve apresentação das Bombas Grundfos e em sua representação, o Eng. José Azeredo, que detalhou algumas soluções para instalações e unidades hoteleiras, desde circulação de águas quentes, combate a incêndio, pressurização de abastecimento e tratamento de água, entre outras.

De seguida teve a palavra o Eng. Paulo Diegues, Chefe da Divisão de Saude Ambiental e Ocupacional da Direção Geral de Saúde, um dos mais conceituados especialistas em Portugal na problemática da Legionella e que muito tem colaborado nesta causa, sendo que um dos momentos mais desafiantes da sua carreira, tal como explicou, “foi o surto de Vila Franca de Xira, em Novembro de 2014.” Neste seminário o Eng. Paulo Diegues fez um breve enquadramento técnico dos potenciais riscos que a Legionella apresenta numa rede de abastecimento de água, nomeadamente numa rede de banhos e sanitários de uso público e nos seus metodos de monitorização e prevenção, também indicou alguns aspetos que entraram em vigor com a publicação da Lei nº 52/2018.

A Legionella e as Contra-Ordenações da Lei nº 52/2018 foram o tema da apresentação do Dr. Luis Santos da Colmonero e Associados, que detalhou a toda a plateia o enquadramento legal e possiveis contra-ordenações ou coimas caso os gestores de espaços publicos ou de uso coletivo não implemetassem as medidas impostas na respetiva legislação.

Por último, o Eng. Élio Ribeiro da Grundfos, marca representada pela Albombas, apresentou em detalhe a solução do Dióxido de Cloro para o combate da Legionella, sendo uma solução eficaz quer na prevenção, mas também na total desifeção da água eliminando os biofilmes das tubagens, local onde se alojam as bacterias nos circuitos de água.

A sessão de encerramento contou com a presença de Hélder Martins, presidente da AHETA que agradeceu a presença de todos os oradores, bem como a toda plateia e reforçou o facto do interesse que esta temática tem para as unidades hoteleiras no Algarve, daí a forte adesão que este evento teve por parte dos associados da AHETA.

Em representação da Albombas, o Diretor Geral, Alberto Rodrigues agradeceu a presença de todos destacando a cooperação da AHETA e da Grundfos para com a Albombas organizarem este seminário, destacando o facto destas entidades terem se colocado à disposição da sociedade para o debate de uma problemática de saude pública e muito atual.

Albombas

Legionella Seminário no Algarve

Legionella-Seminário-7
Legionella-Seminário-5
Legionella-Seminário-4
Legionella-Seminário-3
Legionella-Seminário-2
Legionella-Seminário-1
Legionella-Seminário-6
Legionella-Seminário-7 Legionella-Seminário-5 Legionella-Seminário-4 Legionella-Seminário-3 Legionella-Seminário-2 Legionella-Seminário-1 Legionella-Seminário-6