Red Bull BC One | Escolhidos Vencedores Portugueses que Disputam a Final em Paris

0
315
Portugal-Red-Bull-BC-One

Com estreia absoluta em Lisboa, foi o Suspenso (antigo Santiago Alquimista) o palco da final nacional do maior campeonato do mundo de Breaking, que decidiu os dois atletas que a 21 de outubro de 2023 irão defender as cores Portuguesas no emblemático estádio Roland-Garros. Na grande final mundial do Red Bull BC One, que este ano acontece em Paris, cidade que recebe em 2024 os Jogos Olímpicos, onde o breaking se estreia como modalidade olímpica, competirão por Portugal o B-Boy Found Kid e a B-Girl Valéria.

Foi através de 21 batalhas one-to-one de cerca de três minutos cada, entre o Top 16 B-Boys e o Top 8 B-Girls, nas quais a criatividade, a qualidade e a dinâmica foram determinantes para a pontuação atribuída pelo júri que se encarregou de distinguir os grandes vencedores desta edição. A difícil missão esteve nas mãos do jurado internacional composto pelo B-Boy Holandês Menno, tricampeão do mundo do Red Bull BC ONE, a B-Girl Francesa San Andrea e o B-Boy Brasileiro Ratin. Já o hosting foi conduzido por Max Oliveira, um dos mais importantes representantes do breaking nacional. Não menos é o som que marca o ritmo das batalhas e nos pratos encontrou-se DJ Godzi.

A B-Girl Valéria, foi a primeira a ser surpreendida pelo júri, com a grande vitória da noite, depois de uma enérgica batalha de três rounds frente à B-Girl Cat. Esta é uma estreia para a atleta de Aveiro que irá pela primeira vez pisar o palco de uma final mundial do Red Bull BC One. Valéria salienta que esta vitória surpreendente “é finalmente a possibilidade de provar o valor que andava a trabalhar para alcançar, é um sonho. Não estava mesmo à espera. Espero que Paris seja uma experiência muito educativa, pois se quero evoluir, esta é sem dúvida um passo mesmo importante para a minha carreira”.

Já o título masculino foi atribuído ao B-Boy Found Kid, depois de dura batalha contra o B-Boy Deeogo, campeão da edição passada. O atleta da Maia resume esta vitória como “uma oportunidade única para representar a minha crew e a minha paixão pelo breaking. Esta competição ajuda-me a ultrapassar os meus limites e poder representar Portugal é incrível. Vou dar o meu melhor e espero conseguir expressar a minha arte da melhor forma enquanto defendo Portugal em Paris”.

Pouco antes das batalhas finais que decidiram os grandes vencedores, a final nacional do BC One deu ainda palco à atuação especial do MC JW, vencedor do Red Bull Francamente 2022, a maior batalha lusófona de talentos do improviso no hip-hop tuga, um momento especial no ano em que se celebram os 50 anos do Hip Hop.

O Red Bull BC One é desde há 20 anos o maior palco internacional do breaking e Portugal tem conseguido de ano para ano deixar uma forte marca, com nomes que já se tornaram referências na modalidade, como são exemplo os b-boys Bruce Almighty e Lagaet e a b-girl Vanessa. Referido no núcleo de atletas por ser as “olimpíadas culturais de breaking”, o BC One é sem dúvida à data de hoje a mais prestigiada competição da modalidade do mundo. Todos os anos, milhares de bailarinos competem por uma oportunidade de chegar à final mundial, onde 16 B-Boys e 16 B-Girls disputarão o título mundial, este ano no emblemático Estádio Roland-Garros, no dia 21 de outubro.

Com 19 finais mundiais sediadas nas principais cidades do mundo desde 2004, o Red Bull BC One tem mais de 60 eventos de qualificação e programas (cyphers e camps) em mais de 30 locais. Para países sem evento, o Red Bull BC One E-Battles dá a qualquer pessoa com ligação à Internet, em qualquer lugar do mundo, uma oportunidade de se tornar o próximo campeão do país. O Red Bull BC One também é o lar de uma das equipas de breaking mais competitivas do mundo, o Red Bull BC One All Stars.

RB

Portigal-Red-Bull-BC-One-1