Albufeira | Folar é Rei da Páscoa em Várias Freguesias do Concelho

0
443
Folar-Páscoa-Albufeira-1

Os doces típicos da Páscoa, com destaque para o Folar prometem fazer as delícias de residentes e turistas com a XVI Mostra do Folar de Paderne (1 e 2 de abril), no parque de estacionamento do Estádio João Campos, a Feirinha da Páscoa de Albufeira (7 e 8 de abril), no Largo Jacinto d`Ayet, junto à estátua do Beato Vicente, e a XIX Prova do Folar da Guia (9 de abril), nas imediações do Polidesportivo da localidade. A música popular portuguesa vai ser uma constante da programação.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que a Páscoa é uma festa cristã com fortes tradições religiosas e gastronómicas que o Município está empenhado em preservar, transmitir às atuais e às futuras gerações e divulgar a quem nos visita como um símbolo da nossa identidade.

Este ano a XVI Mostra do Folar de Paderne, realiza-se no princípio do mês de abril, nos dias 1 e 2 (sábado e domingo), das 15h00 às 22h00, no parque de estacionamento do Estádio João Campos.

Esta é uma excelente oportunidade para os visitantes degustarem este doce típico da Páscoa, ao mesmo tempo que se dá a conhecer a cultura e os sabores genuínos da região. A música popular portuguesa vai animar o certame ao longo de todo o fim-de-semana.

Nos dias 7 e 8 de abril, o Largo Jacinto D`Ayet, junto à estátua do Beato Vicente, na zona antiga da cidade, recebe pela primeira vez a Feirinha da Páscoa de Albufeira. A mostra, que vai funcionar das 14h00 às 20h00, vai reunir artesãos e doceiras locais, que oferecem aos visitantes diversas variedades de folares, doçaria e peças de artesanato típicos da época.

Antes ou depois de visitar a Feira, junte a família e os amigos e vá até à Sea Fest – a grande Festa da Juventude e da Família, a decorrer na Praça dos Pescadores, precisamente nos dias 7 e 8 de abril. São muitas as atividades disponíveis e vários os grupos de animação que vão passar pelo palco da Sea Fest, com destaque para a atuação de Carlão no dia 8 de abril, marcada para as 21h00.

No dia 9 de abril, às 16h00, visite a XIX Prova do Folar da Guia, a decorrer a partir das 16h00, junto ao Polidesportivo da localidade.

Este é um evento sempre muito apreciado e que conta com uma enorme adesão. No mesmo espaço da Prova do Folar, que este ano tem mais de 250 quilogramas, realiza-se uma Mostra de Artesanato. A animação fica a cargo de Valter Cabrita e do grupo José Praia e Áqua Viva.

CM Albufeira