ARCA e Banda Filarmónica de São Brás de Alportel apresentam “O Homem do Fogo” em Serralves

0
1130
Homem-do-Fogo-4

No próximo dia 13 de maio, pelas 21h30, a ARCA – Associação Recreativa do Algarve e a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel apresentam o espetáculo “O Homem do Fogo” nos Jardins de Serralves, no âmbito do festival Bioblitz.

“O Homem do Fogo” é uma criação feita de animação de areia em tempo real, pela artista de areia Pilar Puyana, com banda sonora e sonoplastia ao vivo da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel e narração do contador de histórias Fernando Guerreiro. A criação deste
espetáculo contou com o trabalho imprescindível de Lilia Parreira, encenadora e criadora que há vários anos desenvolve um trabalho de enorme qualidade e importância no panorama cultural e humano de São Brás de Alportel através do grupo de teatro TEAS13.

“O Homem do Fogo” teve a sua estreia em setembro de 2020, em São Brás de Alportel, tendo regressado em Dezembro de 2022, onde passou por Alcoutim, São Marcos da Serra e Aljezur. Segundo o diretor criativo da ARCA e contador de histórias Fernando Guerreiro, “este
projeto, permitiu juntar a força criativa de várias pessoas em São Brás de Alportel e criar um objeto artístico de grande qualidade que a todos deixou imensamente felizes, mostrando que a partir de um território que está afastado dos grandes centros é possível criar objetos artísticos de elevada qualidade. Levar o espetáculo aos Jardins de Serralves é o culminar de um processo de procura e pesquisa para alertar para uma temática que cada vez tem mais impacto nas nossas vidas.”

Contando com o apoio do município de São Brás de Alportel desde o primeiro momento, este projeto resulta de uma produção conjunta entre a ARCA e a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel no âmbito da uma parceria entre o Ministério da Cultura e a AGIF, contando com o apoio da Direção Regional da Cultura do Algarve, que em 2020 lançaram o projeto “Teatro Chama – Não Brinques com o Fogo” visando, através das artes, sensibilizar as populações para alterarem os seus comportamentos de risco face aos incêndios rurais e promover a valorização e proteção dos seus territórios.

A fusão entre animação de areia, música de um ensemble de 8 músicos e a palavra fazem deste espetáculo um momento memorável, com mensagens fortes sobre o respeito e preservação da Natureza. Este espetáculo visa sensibilizar públicos de várias idades para a sustentabilidade, com uma narrativa contemporânea, “através da conexão entre metodologias exploratórias, científicas, artísticas e culturais, inspiradas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, ‘Proteger a Vida Terrestre'”.

Para Albano Neto, diretor musical e maestro da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel “esta é uma excelente oportunidade de dar aos músicos da nossa banda a possibilidade de tocarem num dos palcos mais conceituados do nosso país. Poder levar a nossa música a Serralves traz consigo uma grande responsabilidade e ao mesmo tempo uma enorme satisfação de ver o nosso trabalho reconhecido.”

O BioBlitz é um evento pedagógico e científico, no âmbito da educação e sensibilização para a Biodiversidade, o Ambiente e a Sustentabilidade, que procura dar a conhecer a fauna e a flora do Parque de Serralves através da exploração de metodologias científicas, artísticas e culturais – uma narrativa contemporânea para a sustentabilidade, inspirada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, “Proteger a Vida Terrestre”.

Mais informações: Aqui

ARCA