Cachopo – Tavira | Há Festa na Aldeia “XXVII Feira de Produtos e Artesanato”

0
1555
Cachopo-Festa-Aldeia

Recentemente classificada como “Aldeias de Portugal”, Cachopo convidam-nos a celebrar a primavera com muita alegria, animação, música, dança, comida típica, contacto com a natureza e muito mais!

Nos dias 13 e 14 de maio, a comunidade de Cachopo, no concelho de Tavira, traz pela primeira vez o “Há Festa na Aldeia” até ao nordeste algarvio. Aliado à XXVII Feira de Produtos e Artesanato, os cachopenses preparam-se para nos receber com um programa vasto em que não faltam as arruadas, oficinas, teatro, animação de rua e muita música para cantarolar ao som dos ADIAFA, entre outros, e dar um pezinho de dança. Nada como fazer algum exercício depois de desfrutar da bela gastronomia local.

Cachopo é uma freguesia do nordeste algarvio com uma forte identidade serrana que se expressa nas diversas tradições e festividades anuais, na prática de tecelagem e artesanato em madeira, na cestaria, na gastronomia e outras. Com bonitos percursos pedestres, pode ainda observar o rico património arqueológico e natural assim como  visitar o Núcleo Museológico.

Depois de Paderne e Alte, cabe agora a Cachopo protagonizar o “Há Festa na Aldeia”, evento principal das “Aldeias de Portugal”, uma comunidade de mais 60 aldeias de Norte a Sul de Portugal, que apostam na sua identidade cultural, nos seus recursos locais, no seu património, nas suas comunidades, para se promoverem perante o mundo com orgulho e determinação.

A rede de Aldeias de Portugal tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento sustentado e a promoção dos territórios rurais, através da participação dos habitantes das Aldeias na construção e dinamização de um programa de salvaguarda e valorização da aldeia, focado nos diferentes patrimónios locais: edificado, natural e imaterial.

Em 2019 a In Loco associou-se a esta iniciativa, trazendo para o sul do país a oportunidade de 4 aldeias integrarem esta rede. Alte, Cachopo, Paderne e a Serra de São Brás, esta conjugando vários montes e aldeias, aceitaram o desafio.

As atividades são dinamizadas pelas organizações locais, pela comunidade, pelas paróquias, pelas Juntas de Freguesia, pelos municípios, pela Associação IN LOCO e pela Associação de Turismo de Aldeia, protagonistas e parceiros fundamentais desta estratégia de salvaguarda e valorização do estilo de vida das “Aldeias de Portugal”.

Ass IN Loco

Cachopo-Festa-Aldeia-Prog