Loulé | Equipas que vão Proteger a Floresta já começaram a Trabalhar

0
310
Vigilância-Florestal-1

O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, deu, no passado dia 3 de maio, as boas-vindas às equipas que vão estar no terreno a defender a área florestal do concelho, e que já começaram a trabalhar.

Assim, elementos da Equipa Municipal de Intervenção Florestal e dos Sapadores Florestais receberam da parte do autarca palavras de incentivo para um trabalho que se perspetiva difícil, mas que será fundamental para proteger as populações, bens e o património natural concelhio.

O início da vigilância propriamente dito arranca a 15 de maio, mas até lá as equipas terão dias exclusivamente dedicados à formação e treinos operacionais, por forma a estarem preparados para um verão que se avizinha quente e seco e, como tal, com riscos acrescidos de incêndio florestal.

A vigilância por parte destes operacionais acontecerá diariamente, das 9h00 às 21h00, estando previsto um reforço com outras entidades que fazem parte do dispositivo, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, nomeadamente elementos da GNR a cavalo e militares do Exército Português, além das associações de caçadores que se encontram no terreno e, naturalmente a colaboração dos habitantes nas aldeias das freguesias do interior.

De acordo com o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Loulé, o risco de incêndio florestal no concelho é classificado como elevado dada a extensa área de espaços florestais, que ocupa cerca de 65% da área total do concelho.

CM Loulé

Vigilância-Florestal-2