JMJ´23 | Algarve já com 942 Peregrinos inscritos

0
368

São já 942 os participantes oriundos da Diocese do Algarve inscritos para Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa ou que já sinalizaram a intenção de o fazer. O número foi divulgado pelo Comité Organizador Diocesano (COD) da JMJ na reunião online que realizou no dia 15 de Maio de 2023, à noite com os animadores e responsáveis dos grupos de jovens algarvios.

Os coordenadores daquele organismo explicaram que daqueles, são 810 os inscritos no macrogrupo da diocese algarvia constituído pelo COD e os restantes são “peregrinos que indicaram a Diocese do Algarve como a de origem”. O COD acrescentou que daquele número os que escolheram a modalidade de participação da semana inteira, de 01 a 06 de agosto, são cerca de 600.

João Costa considerou os mais de 900 inscritos como um “bom sinal”. Recorde-se que o COD do Algarve estimou levar cerca de 1.000 participantes. Aquele responsável informou ainda que a organização diocesana irá fechar as inscrições no dia 4 de junho. Admitindo que o pagamento possa ser feito depois dessa data, João Costa pediu que o mesmo não ultrapasse o final do próximo mês.

O COD informou ainda não saber ainda em qual das três dioceses – Lisboa, Santarém ou Setúbal – ficará acolhido o grupo algarvio e anunciou que a viagem de ida para a capital e de regresso será feita de comboio e de autocarro para quem não consiga transporte, mas na ida apenas para os inscritos na modalidade de participação na semana inteira. “Se ficarmos em Santarém ou em Lisboa e se, chegando tarde, já não tivermos os transportes da área metropolitana ativos, o autocarro que fará a viagem realizará também o transfer para a paróquia de acolhimento”, explicou, acrescentando que será o COD a definir quem vai em que meio de transporte.

João Costa referiu que o valor das viagens de ida e volta será de 35 a 40 euros por pessoa e, no caso só do regresso, de 17 a 20 euros e acrescentou que todos pagarão o mesmo valor, independentemente do meio de transporte. “Não podemos dizer o valor concreto porque não sabemos quantas pessoas teremos”, justificou, acrescentando que todos receberão “ainda esta semana” por email um formulário para responder até dia 31 de maio. “Toda a gente tem de responder, mesmo que vá por meios próprios”, destacou.

Os que seguirem para Lisboa depois do dia 31 de julho terão de encontrar mesmo solução por conta própria, sendo que no regresso já poderão juntar-se ao grupo que o COD transportará.

A viagem de ida será então naquele dia “por volta da hora do jantar e regresso no dia 6 de agosto depois do jantar ou na madrugada do dia 7 de agosto”.

O coordenador aconselhou mesmo todos os grupos a tentarem conseguir autocarros cedidos gratuitamente pelas autarquias e lembrou a Eucaristia de envio dos participantes no dia 30 de julho, “por volta das 15h”, no Estádio Algarve, seguida de concerto com o grupo internacional feminino ‘Gen Verde’, do Movimento dos Focolares. João Costa disse que o Algarve receberá grupos da Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Ilhas Marianas, Itália, Madagáscar, Polónia, Taiwan, Uruguai ou Zimbabué, entre outros países.

Aquele responsável disse ainda haver “muita falta de famílias de acolhimento” para estes jovens e também “muita necessidade de voluntários” para a semana que antecede a da JMJ em Lisboa. “Não queríamos deixar de fazer este apelo a poderem ser famílias de acolhimento e também voluntários nos ‘Dias na Diocese’”, disse, explicando que cabe apenas àquelas famílias fornecer-lhes só o pequeno-almoço e transportá-los diariamente os jovens (ou assegurar quem o faça) para os “Centros de Acolhimento” em Faro, Loulé e Tavira onde passarão todo o dia.

Foi ainda acrescentado que mais informações são indicadas em www.codalgarve.pt e que foi já criado um perfil na rede social Instagram para as famílias de acolhimento (@familiasacolhimentodefaro). Foi ainda anunciado que o encontro de preparação de dia 1 de julho será em Aljezur durante todo o dia.

Fonte: Folha Domingo | Samuel Mendonça