Portimão | Exposição na Praça Teixeira Gomes propõe Passeio pela História do Postal Ilustrado

0
289
Expo-Postais-Portimão-1

A partir das 18h00 do próximo dia 29 de julho, poderá ser vista na Praça Manuel Teixeira Gomes uma exposição sobre a história do postal ilustrado de Portimão no primeiro quartel do século XX, que ficará patente até 17 de setembro.

A mostra é organizada pelo GAMP – Grupo de Amigos do Museu de Portimão e constitui a sétima edição de um projeto de exposições intitulado “Passear pela História” e servirá de convite para a descoberta de algumas das primeiras imagens da antiga Vila Nova de Portimão, através dos primeiros bilhetes postais ilustrados da localidade, tanto ao longo da transição da monarquia para o regime republicano, como da elevação à categoria de cidade, ocorrida  em 11 de dezembro de 1924, por decreto-lei assinado pelo portimonense Manuel Teixeira Gomes, então Presidente da República.

Graças à coleção do bibliófilo João Tavares, arquivada no Centro de Documentação do Museu de Portimão, a que se associou a amável colaboração do colecionador Manuel Mendonça e também de António Feu, foi possível ao GAMP reunir um conjunto de postais que recordam e fixam na memória a paisagem urbana e social de Portimão há cerca de cem anos, entre 1900 e 1925.

Pelas imagens apresentadas, nas quais se inclui o primeiro postal ilustrado de Portugal, editado em 1894 por ocasião das Comemorações do V Centenário do Infante D. Henrique, poderão ser percorridos os primórdios da intensa vida marítima, industrial, rural e comercial que moldou o município de Portimão.

“Passear pela História” é uma proposta de exposições de rua iniciada em 2017, que também procura fortalecer a identidade da comunidade portimonense, ao valorizar a cidade e o concelho enquanto destino cultural e de lazer, proporcionando a residentes e turistas, de modo informal, uma descontraída e inesperada viagem no tempo, sobre diversos aspetos da história singular de Portimão.

Esta exposição ao ar livre é promovida pelo GAMP em estreita colaboração com a Junta de Freguesia de Portimão, o Museu e o Município de Portimão.

CM Portimão