Novo Verde retoma campanha “Reciclar é a Nossa Praia” em Faro

0
240
Reciclar-Nossa-Praia
  • Novo Verde retoma campanha “Reciclar é a Nossa Praia”, em parceria com a Sailors For The Sea, já no dia 16 de setembro;
  • Tratolixo apoia o arranque desta iniciativa e, no dia 16, os municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra receberão nas suas praias voluntários que irão contribuir para o sucesso desta iniciativa;
  • Parceria entre a Novo Verde e a Sailors For the Sea, que surge no âmbito do International Coastal Cleanup Day, em cooperação com a Ocean Conservancy e ruma nos dias seguintes ao restante do país;
  • Em 10 praias/concelhos de norte a sul, será fomentada a literacia ambiental, através do Programa KELP (Kids Environmental Lesson Plans);
  • A população está convidada a participar e a contribuir na compilação de dados na plataforma da Ocean Conservancy e consequentemente ser participante na tomada de decisões a nível global;

A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, retoma, pelo 3º ano consecutivo, a campanha “Reciclar é a Nossa Praia”, em parceria com a Sailors For The Sea Portugal (SFTSP) que se vai realizar em 10 concelhos de norte a sul do país, durante uma semana (16 a 23 de setembro). A iniciativa pretende sensibilizar comunidades locais para o impacto do seu comportamento, nos mares e oceanos, incentivando simultaneamente ao não abandono de resíduos nas suas praias.

Esta campanha, que tem a sua primeira fase, em parceria com a Tratolixo e os 4 municípios da sua área de atuação (Cascais, Oeiras, Mafra e Sintra), inicia com um excelente mote, lançando o convite às comunidades do território deste SGRU (Sistema Integrado de Resíduos Urbanos) a comparecer nas praias de Carcavelos, Praia da Torre, Praia das Maçãs e Praia de Ribeira d’Ilhas. A Tratolixo irá reutilizar os resíduos recolhidos no seu território, para a execução de uma peça de arte com o objetivo sensibilizar e consciencializar a população a adotar comportamentos que minimizem o impacte ambiental, dos mares e oceanos.

De 17 a 23 de setembro, a Novo Verde e a Sailors For the Sea Portugal rumam ao restante território nacional, desde Leça da Palmeira, passando pelas Caldas da Rainha, Sesimbra, Sines, Albufeira e Vila Real de Santo António, onde todos serão convidados a participar. Estão abertas as inscrições em https://tinyurl.com/32r2fy6k .

Além das habituais ações de limpezas costeiras, este ano, o “Reciclar é a nossa Praia” vai ter uma forte componente de literacia ambiental para as comunidades locais e todos participantes da iniciativa, através da realização de atividades do programa KELP (Kids Environmental Lesson Plans) – um programa especialmente desenvolvido pela Sailors For The Sea, que aborda questões importantes para a saúde dos oceanos. Estas atividades serão orientadas por profissionais qualificados, nomeadamente biólogos marinhos da SFTSP.

Adicionalmente, todos os resíduos recolhidos serão ainda caracterizados e contabilizados sendo os seus dados introduzidos nas plataformas da Ocean Conservancy (Clean Swell), organização sem fins lucrativos dedicada à conservação dos ecossistemas marinhos.

Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde, refere que “através da medição do impacte ambiental local, existirá um forte contributo para a pesquisa neste setor a nível mundial, servindo como base para os relatórios anuais de desempenho para a sustentabilidade.”

De acordo comBernardo Côrrea de Barros, Presidente da Sailors For The Sea Portugal, “é com grande satisfação que voltamos a apoiar a Novo Verde, parceiro de longa data, na campanha ‘Reciclar é a Nossa Praia’. Iniciativas como esta, que envolvam a comunidade, contribuem de uma forma extraordinária para uma geração mais informada e consciente do seu impacto no ambiente. A Novo Verde pode sempre contar connosco, pois é para isso que a SFTS trabalha diariamente desde que iniciou a sua atividade há quase 10 anos em Portugal.”

Nuno Soares, Presidente da Tratolixo, afirma que “a recolha de resíduos realizada pelos Municípios é tão importante como o tratamento dos mesmos. É por isso que a Tratolixo se une à Novo Verde, à Sailors For The Sea e aos Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra nesta iniciativa, de forma a valorizar o trabalho de recolha e limpeza, realizado nestas praias de excelência, dando ênfase à importância da correta deposição dos resíduos no processo de transição para uma economia cada vez mais circular.”

HKS