Parises | Festa dos Tabuleiros Floridos´26

0
223

A aldeia de Parises, no coração da Serra do Caldeirão, voltou no sábado e domingo (16 e 17 de maio) a ganhar cor e movimento com mais uma edição da Festa dos Tabuleiros Floridos, uma celebração que une fé, tradição e convívio, e que continua a afirmar esta pequena comunidade do concelho de São Brás de Alportel como um dos destinos culturais mais autênticos do interior algarvio. Ao longo do fim de semana, Parises recebeu centenas de visitantes para um programa que combinou caminhadas pela serra, sabores tradicionais, momentos de devoção e, claro, os emblemáticos tabuleiros floridos em honra de Nossa Senhora de Fátima. A festa integra a rota das Aldeias de Portugal, reforçando o valor patrimonial e identitário desta localidade serrana.

As celebrações começaram no sábado com a Peregrinação à Capela de Nossa Senhora de Fátima, organizada pelo Agrupamento de Escuteiros 1330 de São Brás de Alportel, seguindo-se duas caminhadas de grande adesão: uma pela Estrada Municipal, com 20 quilómetros, e outra pelos trilhos de ligação à Via Algarviana, num percurso de maior exigência física. A noite encerrou com a tradicional Procissão das Velas, momento de grande simbolismo para a comunidade. No, domingo 17 de maio de 2026, a festa começou cedo junto à Casa da Serra, com a oficina “Sabores da Aldeia”, onde miúdos e graúdos aprenderam a confecionar brandeirinhos e biscoitos de festa, antes de seguirem para o campo para a preparação dos tabuleiros floridos.

Ao final da manhã, o Mercadinho na Aldeia voltou a animar o Parque da Serra com artesanato, produtos locais e gastronomia serrana. A tarde ficou marcada pela eucaristia em honra de Nossa Senhora de Fátima, celebrada na Capela de Parises, seguida do tradicional bailarico, com atuação de David Brito e do grupo Carolas, e culminando no muito aguardado leilão dos tabuleiros floridos, um dos momentos mais participativos e simbólicos da festa. A Festa dos Tabuleiros Floridos é uma das tradições mais emblemáticas da zona serrana de São Brás de Alportel, valorizando o património imaterial e reforçando os laços comunitários.

A edição deste ano teve a organização da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, da Paróquia de São Brás de Alportel e do Agrupamento de Escuteiros 1330, com o apoio da Junta de Freguesia, da Associação Os Amigos da Serra, da Associação IN LOCO, do grupo São Brás a Caminhar e do grupo de trabalho Amigos da Aldeia. Com tradição, natureza e espírito comunitário, Parises voltou a florir — e a afirmar-se como um dos mais genuínos palcos da cultura serrana algarvia.