Portimão | “A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger!” envolver a comunidade após 11 edições

0
6
Portimão-Escola-Riscos-1

O programa municipal de sensibilização “A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger!” terminou a sua 11ª edição, no dia 22 de junho, com o encerramento das atividades referentes ao ano letivo 2025/2026.

Operacionalizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Portimão, o programa arrancou em outubro de 2025 com as habituais reuniões de coordenação em que participaram as direções dos agrupamentos de ensino público e dos estabelecimentos de ensino privado do concelho de Portimão.

Nos vários meses que se seguiram, “A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger!” mobilizou cerca de 9.500 alunos, docentes e não docentes em mais de 300 ações de sensibilização e prevenção, o que representa mais uma edição com balanço positivo.

Com o encerramento deste ano letivo a 30 de junho, o Programa Municipal implementado em 2014, nas 11 edições já decorridas, ultrapassou os 110.000 participantes, número que representa a valorização que este programa mantém no concelho e, em especial, dentro da comunidade escolar, desde o Ensino Pré-Escolar ao Secundário.

Nesta edição, o programa manteve o seu plano de alargamento às diversas áreas relacionadas com a proteção e segurança em caso de catástrofes e acidentes graves, mas também as referentes ao Suporte Básico de Vida e à resposta a situações críticas, sempre com o objetivo de preparar a comunidade escolar para atuar em situações de risco e emergência.

Recorde-se que “A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger!” é um programa abrangente que contempla atividades e formações variadas, com vista a sensibilizar, informar e ajudar a preparar a comunidade escolar, capacitando-a para uma reação imediata com conhecimentos simples e de fácil implementação, mas de elevada importância, valorizando pessoas, património e meio ambiente.

Mais ações de sensibilização com vista a melhorar rácio de alunos por ação

A edição 2025/2026 do Programa Municipal “A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger!” distinguiu-se pela realização de mais ações turma-a-turma. No total, foram contabilizadas 342 ações, um aumento de mais de uma centena de sessões, quando comparadas com as 233 realizadas no ano letivo 2024/2025. Este incremento permitiu distribuir os alunos de forma mais adequada, criando núcleos com um menor número de participantes por ação, o que reduziu a dispersão e aumentou a interação e a recetividade dos alunos às matérias expostas, potenciando a atenção nas temáticas apresentadas.

Assume ainda relevância, este ano, a aposta na introdução do Suporte Básico de Vida no Ensino Básico, ação que acompanhará os estudantes ao longo de todo o percurso escolar até ao final do secundário. Esta medida facilita a compreensão de um tema de extrema importância, pois será recorrente e adaptado aos diferentes níveis etários.

Neste contexto e com foco nos mais novos, destaca-se ainda a utilização de um jogo didático de perguntas e respostas, que facilita a introdução dos temas abrangentes da proteção e socorro. Esta é, igualmente, uma ação que acompanhará os alunos ao longo de todo o percurso escolar, e que se centra em temas como a utilização do 112, os riscos naturais e tecnológicos, as matérias perigosas, a defesa da floresta contra incêndios, os riscos rodoferroviários, sismos e tsunamis, bem como a importância da preparação dos kits de emergência em contexto familiar.

O balanço final deste ano letivo, que terminou em junho, refere a realização de 342 ações de sensibilização, que abrangeram cerca de 9.500 participantes, dos quais cerca de 9.000 eram alunos e 500 eram docentes e não docentes. Todas as sessões de sensibilização e visitas de estudo propostas e solicitadas foram realizadas, tendo sido possível respeitar o período de preparação e realização de exames nacionais.

E estas são de extrema importância, porque, para além de chegarem aos mais jovens, permitem ainda aproveitar e incentivar a partilha dos temas apresentados com os seus familiares, o que os transforma em verdadeiros “agentes de proteção civil”, tornando o Programa Municipal muito mais abrangente, pois ultrapassa as “fronteiras físicas” da escola.

Formação certificada para resposta situações de Emergência

O Município de Portimão, através do Protocolo existente com o Corpo de Bombeiros de Portimão, entidade certificada pelo INEM para formação na área da Emergência Pré-Hospitalar, tem vindo a reforçar a formação nesta área para garantir que a operacionalização dos 74 Desfibrilhadores Automático Externos (DAE), existentes nos edifícios municipais que recebem público, com pelo menos dois elementos com formação em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhadores Automáticos Externos (SBVDAE).

Paralelamente, têm sido realizadas ações de formação certificada, em Suporte Básico de Vida, em Suporte Básico de Vida Pediátrico, em Primeiros Socorros e em Combate a Incêndios com meios de primeira intervenção, ascendendo já a um total de 428 ações. Em junho de 2026 foi, inclusive, ultrapassada a fasquia de certificação de mais de 1.500 operacionais.

Sensibilização para o reforço da segurança no meio rural

Quando o tema é a sensibilização para riscos na comunidade, há ainda a destacar o ciclo de ações “Portimão Sensibiliza: Para uma população mais segura”, que decorreu em maio e junho de 2026.

Também organizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Portimão, através do Gabinete Técnico Florestal, estas ações contaram com a parceria das Juntas de Freguesia de Alvor, Mexilhoeira Grande e Portimão, dos Bombeiros de Portimão, da Guarda Nacional Republicana, da Polícia Segurança Pública e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

As sessões tiveram lugar em diversas localidades do concelho, com destaque para as que se situam em meio rural como são os casos da Pereira, Chão das Donas, Montes de Cima, Arão, Mexilhoeira Grande, Ladeira do Vau, Porto de Lagos e Alvor.

O objetivo foi o de criar comunidades mais informadas, resilientes e preparadas para antecipar e reagir em casos de risco. Com um total de mais de 100 participantes nas várias ações, as pessoas tiveram oportunidade de adquirir conhecimentos e ferramentas práticas sobre temas fundamentais para a prevenção de incêndios rurais e medidas de autoproteção, no âmbito do programa “Aldeias Seguras, Pessoas Seguras”, mas também na área da identificação e procedimentos a adotar perante a presença da Vespa Asiática, ou dos riscos relacionados com burlas e reforço da segurança no contexto doméstico.

Exercícios de Simulação e Prevenção prepara reação em caso de catástrofe

Ainda no contexto escolar, assinala-se ainda a participação de Portimão no exercício nacional “A Terra Treme”, que já conta com 13 edições. Este ano, toda a comunidade voltou a envolver-se nesta ação que reforça a execução de três gestos fundamentais: “Baixar, proteger e aguardar”, seguidos de evacuação para os pontos de encontro de cada estabelecimento de ensino e de todos os procedimentos de segurança que uma situação real implica dentro de um recinto escolar.

Este momento nacional de sensibilização para o risco sísmico e de tsunami mobilizou mais de 9.000 participantes em todas as escolas públicas e privadas do concelho, tendo a ação sido acompanhada por técnicos do SMPC de Portimão, em cada um dos agrupamentos.

Na Escola Básica e Secundária da Bemposta, na EB 2,3 José Buísel, na EB 2,3 Júdice Fialho e no Centro Escolar do Pontal, o momento foi ainda uma oportunidade para realizar um simulacro, com presença de meios reais, no qual, a seguir ao sismo se verificava a ocorrência de um incêndio. Esta simulação permitiu testar a resposta dos meios de socorro, dos Bombeiros de Portimão e da Polícia de Segurança Pública.

Resiliência e preparação: Comunidade + Ativa, Portimão + Preparado

No próximo ano letivo de 2026/2027, o Programa Municipal de Sensibilização “A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger!” continuará a evoluir e a desenvolver um conjunto de ações dinâmicas com o objetivo de capacitar alunos, docentes e não docentes, para agirem em situações de emergência.

Também a formação certificada para operacionais de DAE e outras formação e ações sensibilização junto da população vão continuar, fortalecendo a comunidade, mantendo-a ativa e atenta para a eventual ocorrência de emergências, visando a construção de um concelho cada vez mais preparado.

Na verdade, a sensibilização promove resiliência e garante que o conhecimento adquirido se replica por toda a comunidade, com cada vez mais consciência e preparação perante a possibilidade de ocorrência de um acidente grave ou catástrofe.

Por esta razão, neste contexto, o Município de Portimão renova, através das diferentes iniciativas, o compromisso de continuar a apostar na preparação mais resiliente e segura, concretizando o lema “Proteção Civil Somos Todos Nós”.

CM Portimão