Festival “Arraiais do Mundo” decorre em Tavira

0
245
cartazarraiais
Há varias abordagens para trabalhar as tradições musicais e coreográficas hoje em dia.

cartazarraiaisNo âmbito do Festival Arraiais do Mundo, a Associação PédeXumbo, em colaboração com a Câmara Municipal de Tavira, apresenta uma nova criação artística, resultado de uma residência franco-portuguesa a decorrer em Cachopo neste mês de Agosto: o projecto Extravanca! dedicado ao repertório algarvio. Sob a direcção artística de Pascal Seixas, só será necessário um passo de Estravanca para nos levar para novos caminhos musicais, entre o jazz e a música tradicional.

À criação, junta-se a apresentação de um trabalho de investigação sobre o repertório coreográfico português.
Sem esquecer que um festival é um momento de transmissão e de  partilha entre o público e os artistas, estão ainda programados durante 3 dias: oficinas de dança e canto, concertos – bailes.

Tema 2010

Este ano, o FOLE estará em destaque com a programação nocturna. Concertina, acordeão ou bandoneão, todos funcionam do mesmo modo: fazer vibrar o ar, juntando e afastando, como um exercício de respiração, como uma dança de sedução…

As tradições podem ser globais sem perder as suas referências: o Tango foi assimilado  e enriquecido em todo o mundo. Não há paragem no tempo nem fronteiras, é isso que se quer  mostrar nos Arraiais do Mundo.

Bandas Convidadas: FOL&AR (Portugal), EXTRAVANCA! (França-Portugal), TANGOMANSO ORQUESTA INESTABLE (Portugal)

O Festival Arraiais do Mundo é organizado pela Associação PédeXumbo em parceria com a Câmara Municipal de Tavira. É co-financiado pelo Algarve 21, QREN, União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Mais informações em www.pedexumbo.com

Programa:

FOL&AR (PORTUGAL)
Sexta Feira 3 de Setembro, 22h00 
Praça da Republica – Tavira

O grupo Fol&Ar traz a concertina de Lisboa, juntando-lhe outros instrumentos com sonoridades originais e chamando a fluidez e leveza: violino, harpa e contrabaixo.  Os temas originais são baseados nas danças de toda a Europa.

EXTRAVANCA! (FRANÇA – PORTUGAL)
Sábado 4 de Setembro, 22h00
Praça da Republica – Tavira

Extravanca! apresenta acordeões com uma enorme maleabilidade, improvisando jazz e tocando corridinho. O João Frade, acordeonista de Albufeira junto com músicos profissionais franceses, levará à descoberta de um imaginário algarvio enraizado, mas simultaneamente aberto a um mundo contemporâneo.

TANGOMANSO ORQUESTA INESTABLE (PORTUGAL)
Domingo 5 de Setembro, 22h00
Praça da Republica – Tavira

O bandoneão, fiel acompanhante do Tango, é a alma do grupo Tangomanso Orquesta Inestable e dos bailarinos do L.E.Tango de Lisboa.

Fonte: pedechumbo

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui