para mais uma das muitas sessões culturais organizadas pelo mesmo.
A abertura da sessão foi cordialmente conduzida pelo Sr. Ruben Santos que para além de enaltecer o Sr. Padre Manuel Rodrigues, açoriano e Pároco da Igreja de S. Pedro em Faro, como referência à implantação do culto e festejos do Divino Espírito Santo há 15 anos atrás no Algarve, também enobreceu o facto deste se encontrar presente para falar sobre o Natal em família.
Tema “Natal em Família” descrito pelo Sr. Padre Manuel Rodrigues (Padre há 31 anos pela Universidade Católica de Lisboa e residente no Algarve há 40 anos):
“Existe Natal permanente porque em cada família há sempre Natal”.
Mudança de mentalidade, perspectiva de vida, acentuado individualismo dificulta falar de temas há alguns anos atrás inquestionáveis. Todos entendiam e sabiam o sentido que tinha o Natal em família.
Actualmente dá a sensação que estamos a falar de outro mundo, passado longínquo e desactualizado, sem conteúdo para o tempo presente. Muitos de nós não vemos assim mas a atmosfera que se vive leva muitas vezes à perda de valores humanos e espirituais.
A crise que atravessamos é transversal a todas as dimensões humanas de modo especial em relação à família tradicional. Aquela que tem por base a lei natural de um homem e uma mulher desejarem viver uma vida estável com a sua prol. Isto está a desmoronar-se pois a sociedade aposta mais no “ter” do que no “ser”.
O Natal vem repor essa dimensão essencial na vida humana.
Natal não é só Jesus e uma família por isso dizer Natal é dizer que é sinónimo de família, união, aproximação das pessoas e quando se sentem próximas é sinal que o sentido do Natal se realizou.
Ainda existem muitas famílias que preservam o “ser” para viver uma vida com dignidade e responsabilidade.
“O ser ajuda o ter e não o contrário.”
“Ter” sem “ser” desumaniza e destrói os valores para a construção de uma sociedade verdadeiramente humana e solidária com consequências desastrosas para o bem-estar comum.
Além disso, não podemos esquecer a dimensão espiritual, o ser humano todo não e só matéria, não e só espírito mas uma totalidade necessária para o verdadeiro equilíbrio.
A celebração do nascimento de Jesus há cerca de 2 mil anos em Belém, Palestina, deve ser mencionada às crianças pois as mesmas entendem muito mais com o coração do que com a inteligência.
Importa não desprezar o ambiente de festa mesmo comercial que se instala nesta época, pois ele está por todo no lado, por isso valoriza-se ajudando os mais novos a tomar consciência de que todo esse ambiente é por causa do Natal, de Jesus.
“O Natal é a esperança dos que buscam a estrela do sentido na vida”.
No final, o Sr. Padre Manuel Rodrigues desejou um Feliz Natal e um Ano pleno de Paz e Amor para todos, sendo pelos presentes fortemente aplaudido tanto pelas suas palavras como pela sua humildade.