Evento Cultural – Casa dos Açores no Algarve

0
339
rubens_santos
No passado dia 10 de Dezembro, fomos graciosamente convidados pelo Presidente da Casa dos Açores no Algarve, Sr. Ruben Santos

para mais uma das muitas sessões culturais organizadas pelo mesmo. 
rubens_santos
A abertura da sessão foi cordialmente conduzida pelo Sr. Ruben Santos que para além de enaltecer o Sr. Padre Manuel Rodrigues, açoriano e Pároco da Igreja de S. Pedro em Faro, como referência à implantação do culto e festejos do Divino Espírito Santo há 15 anos atrás no Algarve, também enobreceu o facto deste se encontrar presente para falar sobre o Natal em família.
acores
Tema “Natal em Família” descrito pelo Sr. Padre Manuel Rodrigues (Padre há 31 anos pela Universidade Católica de Lisboa e residente no Algarve há 40 anos):
“Existe Natal permanente porque em cada família há sempre Natal”.

Mudança de mentalidade, perspectiva de vida, acentuado individualismo dificulta falar de temas há alguns anos atrás inquestionáveis. Todos entendiam e sabiam o sentido que tinha o Natal em família.

Actualmente dá a sensação que estamos a falar de outro mundo, passado longínquo e desactualizado, sem conteúdo para o tempo presente. Muitos de nós não vemos assim mas a atmosfera que se vive leva muitas vezes à perda de valores humanos e espirituais.

A crise que atravessamos é transversal a todas as dimensões humanas de modo especial em relação à família tradicional. Aquela que tem por base a lei natural de um homem e uma mulher desejarem viver uma vida estável com a sua prol. Isto está a desmoronar-se pois a sociedade aposta mais no “ter” do que no “ser”.
O Natal vem repor essa dimensão essencial na vida humana.

Natal não é só Jesus e uma família por isso dizer Natal é dizer que é sinónimo de família, união, aproximação das pessoas e quando se sentem próximas é sinal que o sentido do Natal se realizou.

Ainda existem muitas famílias que preservam o “ser” para viver uma vida com dignidade e responsabilidade.
“O ser ajuda o ter e não o contrário.”
“Ter” sem “ser” desumaniza e destrói os valores para a construção de uma sociedade verdadeiramente humana e solidária com consequências desastrosas para o bem-estar comum.

Além disso, não podemos esquecer a dimensão espiritual, o ser humano todo não e só matéria, não e só espírito mas uma totalidade necessária para o verdadeiro equilíbrio.

A celebração do nascimento de Jesus há cerca de 2 mil anos em Belém, Palestina, deve ser mencionada às crianças pois as mesmas entendem muito mais com o coração do que com a inteligência.

I22mporta não desprezar o ambiente de festa mesmo comercial que se instala nesta época, pois ele está por todo no lado, por isso valoriza-se ajudando os mais novos a tomar consciência de que todo esse ambiente é por causa do Natal, de Jesus.
“O Natal é a esperança dos que buscam a estrela do sentido na vida”.

No final, o Sr. Padre Manuel Rodrigues desejou um Feliz Natal e um Ano pleno de Paz e Amor para todos, sendo pelos presentes fortemente aplaudido tanto pelas suas palavras como pela sua humildade.

Para além do seu discurso, o Sr. Padre disponibilizou-se a responder a questões que os presentes lhe colocaram e gerou-se 25uma conversa agradável sobre questões socioculturais e o papel da igreja na actualidade e nas nossas vidas. 

De seguida, os presentes, açorianos e não só, foram convidados para um lanchinho com deliciosas sobremesas e bebidas típicas dos Açores, dando lugar a um convívio muito agradável proporcionado pela Casa dos Açores no Algarve.

27

A todos votos de Boas Festas e um Ano Novo pleno em Saúde, Harmonia e Amor.


Arlete Fraga

 

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.