(22 de Fevereiro).
Neste âmbito, e em colaboração com o Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana, a Câmara de São Brás de Alportel promoverá acções de informação e sensibilização sobre esta problemática, integradas no Programa Regional “Sensibilizar a comunidade local para a problemática da violência Doméstica”.
A violência doméstica vive na casa de muitos milhares de portugueses, é responsável pela morte de cerca de 4 dezenas de mulheres e pelo sofrimento diário de inúmeras famílias.
Sensibilizar para este tema, apelar à sua prevenção e ao conhecimento dos meios que as vítimas têm ao seu dispor são os objectivos deste programa que arranca neste mês de Fevereiro e se prolongará em Março, de modo a abranger públicos diferenciados, procurando sensibilizar todas as faixas etárias para estes crimes que não devem permanecer no silêncio de 4 paredes.
A 1ª acção tem lugar no Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel, no próximo dia 18, pelas 15h00, e destina-se sobretudo à população sénior.
Segue-se no sábado, dia 19, pela manhã, uma acção dirigida à comunidade em geral, no Espaço de Informação/Animação do Mercado Municipal, igualmente com a presença de agentes da GNR que promoverão uma acção de informação e sensibilização para estes temas.
As acções prosseguirão em Março, na Escola Secundária José Belchior Viegas, desta feita dirigidas à população jovem, porquanto esta problemática é infelizmente transversal a todas as idades e nomeadamente atendendo ao fenómeno de violência entre casais de jovens namorados, cada vez mais frequente.