Salir TT 2011: Serra do Caldeirão recebe 22ª edição da prova

0
333
salir_tt
A Associação Cultural de Salir, por intermédio da sua Secção de Motorismo, leva a cabo o 22º SALIR TT, o mais emblemático passeio de viaturas 4×4, motos e quads na Serra do Caldeirão

, que há mais de duas décadas faz parte do calendário de todo-o-terreno turístico nacional.

salir_ttO passeio pretende proporcionar bons momentos de lazer aos participantes, não só através da condução fora de estrada, mas também através do convívio, do contacto com a natureza e dando a conhecer as tradições e produtos típicos do barrocal e serra do Algarve.

De ano para ano, este evento tem vindo a crescer em número de participantes, desde as poucas dezenas até perto das duas centenas, o que em parte se deve aos variados motivos de atracção desta actividade.

Outro aspecto que cativa o interesse é a persistência anual da organização em promover a plantação de árvores, com grande destaque para o sobreiro, árvore muito característica desta zona do país. Desde 1995, cerca de 2600 árvores, na sua maioria sobreiros, foram plantadas pelas mãos dos participantes nos eventos do SALIR TT.

A distância a percorrer é de 80 kms (sábado) e 20 kms (domingo), com dificuldade média.

A concentração dos participantes será na Junta de Freguesia de Salir, a partir das 7h30 do dia 5 de Março, onde ficará instalado o centro logístico do evento. A partida para o passeio está agendada para as 9h00 e a chegada e convívio TT para as 17h00. 

No dia 6 de Março, a caravana parte cerca das 10h00 e terá uma progressão mais lenta, com passagem por vários pontos de actividades de aventura. A chegada a Salir terá lugar por volta das 13h00, seguindo-se o almoço de encerramento e distribuição de prémios e lembranças.

As entidades públicas que apoiam o SALIR TT são a Câmara Municipal de Loulé, a Junta de Freguesia de Salir, a Direcção Regional de Agricultura do Algarve, a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão e a Junta de Freguesia do Ameixial.

Também, e com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, será ajustado percurso do passeio, para evitar impactos nos ecossistemas da região, isto devido à presença de espécies protegidas na Serra do Caldeirão.

Como é habitual, o Salir TT conta com assistência para situações de emergência, com a presença de viaturas e profissionais de socorro.


Fonte: CML

 

{sharethis}

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.