Durante os meses de Março e Abril, o Instituto Nacional de Estatística (INE), com o apoio das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia de todo o país, vai realizar os Censos 2011.
A iniciativa tem como objectivo recensear todos os cidadãos e famílias residentes, ou apenas presentes, no território português, independentemente da sua nacionalidade, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.
A recolha de dados decorre em todo o território nacional e a resposta é obrigatória por Lei. As informações recolhidas são confidenciais e destinam-se apenas a fins estatísticos, não podendo ser divulgadas.
Os Recenseamentos da População e da Habitação são a maior operação estatística realizada mundialmente, cujos resultados assumem grande importância para o conhecimento da população e do parque habitacional. Através dos Censos é possível contar e caracterizar todas as pessoas e edifícios habitacionais existentes no país. Essa informação é grande utilidade, quer para a definição de políticas a nível local e regional quer para o planeamento de infra-estruturas e serviços essenciais à população.
As respostas aos Censos 2011 devem ser dadas nos meses de Março e Abril, tendo por referência o dia 21 de Março, considerado o ‘momento censitário’. Pela primeira vez em Portugal, os questionários podem ser respondidos pela Internet e não apenas através do tradicional preenchimento em papel.
Todas as residências serão contactadas por um recenseador que procederá à entrega da documentação. Se preferir responder via Internet, o recenseador será notificado que a sua resposta já foi dada e não voltará a contactá-lo. Caso opte por preencher os questionários em papel, o recenseador virá recolhê-los à sua residência.
A partir de dia 1 de Março e até ao final do processo de recolha, encontra-se disponível uma Linha de Apoio gratuita (800 22 2011), a funcionar nos dias úteis, das 9h00 às 20h00. Poderá ainda consultar o sítio da Internet do Censos 2011 através do endereço www.censos2011.ine.pt
Fase 1: De 7 a 20 de Março: Distribuição da documentação aos cidadãos
Fase 2: De 21 a 27 de Março: Resposta só pela Internet
Fase 3: De 28 de Março a 10 de Abril: Resposta pela Internet e em papel
Fase 4: De 10 a 24 de Abril: Resposta só em papel
Fonte: CMAlb
Se não receber os questionários, ou se estes não forem devidamente recolhidos, caso responda em papel, dirija-se á sua Junta de Freguesia.
Para sua segurança peça sempre a identificação ao recenseador. Em caso de dúvida contacte a Linha de Apoio e confirme a veracidade das informações.