A baixa temperatura que se fazia sentir e alguns aguaceiros que caíram ao longo da tarde não intimidaram os muitos participantes que se juntaram à festa em mais um Carnaval Tradicional de São Brás de Alportel, que inundou de cor e de folia a Av. da Liberdade desta vila algarvia onde a tradição do velho entrudo continua bem viva.
No seio deste desfile, teve lugar a 11.ª edição do Concurso de Carnaval, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que procura valorizar as tradições carnavalescas e promover a participação activa da comunidade.
Nesta edição, e depois de uma escolha difícil, o júri, composto por 4 elementos: representantes da comunicação social local (jornal Notícias de São Brás), da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e da comunidade local (uma aluna da Universidade Sénior) revelou quais os vencedores nas três categorias a concurso: grupo com carro, grupo a pé e participante individual, aos quais são atribuídos valores monetários, para além dos apoios concedidos pela autarquia às associações concelhias participantes.
Na Categoria de Participante Individual o primeiro lugar foi atribuído ao artesão João Florêncio, que trouxe uma vez mais ao Carnaval Tradicional de São Brás de Alportel o seu laborioso trabalho em esparto, recriando as juntas de bois utilizadas antigamente no “Carrinho de Surpresas.
“A Carochinha e o João Ratão”, dois personagens representados por Maria Vicente Pinto foram a participação vencedora do segundo lugar, seguindo-se em terceiro lugar na escolha do júri a recriação do “Centauro”, de autoria de Bráulio Moreira. Nesta categoria, foi ainda atribuída uma Menção Honrosa Carnaval Tradicional a “Super Mário”, uma criação do Clube Águias da Mesquita.
A fabulosa representação de um mundo de fantasia, num trabalho sob título “Místicos” foi o grande vencedor da Categoria de Grupo a Pé. Um animado “Cabaré” valeu ao grupo informal da Rua da Praça o 2.º lugar nesta categoria, seguindo-se com o 3.º prémio o grupo intitulado “Flautista de São Brás de Alportel”, numa participação da Escola de Patinagem, do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de São Brás de Alportel.
Na última das categorias – Grupo com Carro, o primeiro prémio foi atribuído à participação da Associação Cultural Sambrasense, com a recriação de um tradicional “Saloon”. Seguiu-se, na escolha do júri, o grupo apresentado pelo Rancho Típico Sambrasense, sobre o tema “Portugal de Pernas para o Ar” e em terceiro lugar o Grupo “Flinstones Holidays in Allgarve” da Associação Cultural e Recreativa e Desportiva Nexense.
A 11ª edição do Carnaval Tradicional de São Brás de Alportel, organizado pela Câmara municipal de São Brás de Alportel, contou com o apoio das associações locais e entidades do concelho, às quais se juntou a organização do Carnaval de Bordeira na dinamização desta grande festa, que faz renascer ano após ano o espírito do Entrudo.