Quinta do Peral de São Brás de Alportel bate record de visitantes no 3º aniversário

0
197
Quinta_do_Peral_011
O Centro de Interpretação  e Educação Ambiental – Quinta do Peral  alcançou em 2010, 7.000 visitantes, o dobro de anos anteriores. Veja imagens desta Quinta, aqui.

Quinta_do_Peral_011Os moradores de 4 patas, a horta pedagógica e o cantinho da compostagem, associados à diversidade de oferta de atividades de sensibilização ambiental e à promoção de antigos fazeres tradicionais são algumas das preferências dos visitantes que são, na sua maioria, famílias e crianças jovens estudantes do pré-escolar, 1º e 2º ciclos do ensino básico, provenientes de toda a região algarvia.

No decorrer do ano de 2010 a Quinta acolheu ainda outros públicos diferenciados, destacando-se a procura por parte de grupos seniores e cidadãos portadores de deficiência. O Centro abriu as portas a visitantes com necessidades educativas especiais, entre os 5 e os 45 anos de idade, que participaram em diversas atividades, de forma a estimular os seus sentidos, verificando ser este um espaço com grandes potencialidades para este tipo de público.

A integração no Programa Turismo Sénior 2009/2010, do INATEL, potenciou a mais de 6 centenas de idosos, provenientes de todo o país, várias experiências neste espaço, de modo a proporcionar o contacto com os animais, descobrir as principais plantas autóctones do Algarve e a participação em ateliês de reciclagem foram as principais atividades solicitadas.

Em 2010, a temática anual da Quinta do Peral foi dedicada ao Ano Internacional da Biodiversidade proporcionou a realização de várias atividades, quer na Quinta, quer também, em vários espaços de ensino, mediante a realização de ações de sensibilização, por todo o município. As ações foram dinamizadas com um conjunto de entidades: cientistas do Centro de Ciências do Mar, da Universidade do Algarve, engenheiros da Mergarbe – Associação de Apicultores do Sotavento Algarvio, entre muitos outros profissionais que focaram a biodiversidade sob várias perspetivas e áreas.

Superadas as expectativas para 2010, o Centro de Interpretação e Educação Ambiental “Quinta do Peral” apresenta novas sugestões para 2011 que pretendem continuar a sua missão de informar e sensibilizar diferentes públicos para as questões ambientais. Ao conjunto de atividades permanentes da Quinta do Peral:  “Construção de Fornos Solares”, “1000 usos para 1 rolha de cortiça usada”, “Confeção de Pão”, juntam-se novas atividades, tais como: “Dar uma nova vida a materiais usados”e “Figos cheios à moda da D.ª Vitória”, bem como os encontros na Quinta com artesãos de diversas áreas e muitos saberes do mundo rural.

Para as escolas de 1º e 2º ciclos do ensino básico a Quinta do Peral apresenta em 2011 o Projeto “O Sobreiro e a Cortiça”, integrado na temática do Ano Internacional da Floresta. Tendo em consideração a importância socioeconómica que o sobreiro desempenha no território do município, este projeto tem por objetivo sensibilizar as novas gerações para a proteção da espécie, promovendo a informação sobre o ciclo de vida, os problemas que a ameaçam e as potencialidades.

Nas palavras do Vice-presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, responsável pelo  pelouro do Ambiente, “O Centro de Interpretação e Educação Ambiental – Quinta do Peral é certamente uma das portas principais de divulgação do Município de São Brás e das suas potencialidades junto de um vasto público e isso é uma aposta ganha por esta autarquia. A criação deste espaço a partir de uma antiga escola primária,  exemplo de valorização do património edificado, é um fator impulsionador da pequena comunidade de Peral e um equipamento potenciador da relação entre gerações.”

“A Quinta do Peral é um espaço que nos orgulha e que diariamente conquista o seu lugar como equipamento na defesa do ambiente e na promoção da educação ambiental. “

Fonte: CMSBA

{sharethis}

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico – convertido pelo Lince.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.