, uma parceria entre esta instituição bancária e a Orquestra do Algarve, com o apoio da Autarquia de Loulé, no âmbito do Projeto Orquestras.
Depois de Silves, Tavira, Lagoa, São Brás de Alportel e Faro, é agora a vez de Loulé acolher esta iniciativa que tem em vista levar as atividades culturais, em particular a música erudita, às localidades desta região, numa tentativa de atingir um público heterogéneo que não tem contacto frequente com a música clássica.
Este ano irá introduzir-se uma inovação: a presença de duas Orquestras, mais concretamente a Orquestra do Algarve e a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Mas este Festival inclui ainda uma vertente pedagógica, com a realização de um concerto direcionado para a comunidade escolar.
É precisamente com este espetáculo que o Festival arranca, no dia 31 de março, pelas 10h30.
No mesmo dia, pelas 19h30, o público poderá assistir a um recital de violoncelo com Ivan Monighetti, cuja carreira já o levou a percorrer toda a Europa, América e Japão. No local serão interpretadas obras de Bach e K. Penderecki.
A 1 de abril, a Orquestra do Algarve, em formato de Quinteto de Sopros, vai interpretar temas de Adrien Barthe, Charles Lefebvre, Blas Maria de Colomer e Ferenc Farkas. O agrupamento será formado por Luis Miguel Garcia (Flauta), David Fresquet (Oboé), Fausto Córneo (Clarinete), Joaquim Moita (Fagote) e Todd Sheldrick (Trompa).
No dia 2, os músicos da Orquestra do Algarve vão surpreender com um reportório composto por temas de Rossini, Haydn e Schubert. Mais uma vez Ivan Monighetti acompanhará a Orquestra do Algarve como solista de violoncelo e ainda, como maestro, na direção musical.
Por fim, e para encerrar o festival, terá lugar um concerto pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, no dia 3, com temas de Richard Wagner e Mozart. A direção musical estará a cargo de Nir Kabaretti. O maestro desenvolveu uma carreira internacional de referência por ser um maestro dinâmico e inovador com uma vasta experiência nos repertórios sinfónico e operático. A acompanhar os músicos estará o flautista Nuno Inácio, atualmente 1.º Flautista da Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Todos os espetáculos têm entrada gratuita, sendo no entanto necessária a reserva e levantamento antecipado dos bilhetes.
Mais informações através do telefone 289 400 820 ou 289 414 604.
PROGRAMA
31 março
10h30
Concerto Pedagógico
19h30
Concerto de Música de Câmara
Recital de Violoncelo com Ivan Monighetti
Concerto de Abertura do Festival, precedido de um Welcome Drink com inicio ás 18H30.
1 abril
19h30
Concerto de Música de Câmara
Quinteto de Sopros – Músicos da Orquestra do Algarve
2 abril
21h30
Concerto com a Orquestra do Algarve e o Solista/Maestro Ivan Monighetti
3 abril
21h30
Concerto de encerramento do Festival com a Orquestra Metropolitana de Lisboa