Sobreendividamento: Atendimentos duplicam na DECO Algarve

0
250
Desde o início deste ano que a Delegação Regional do Algarve da DECO tem registado um grande aumento do número de pessoas que procuram o Gabinete de Apoio o Sobreendividado.

Só no 1º trimestre foram realizados 160 atendimentos no âmbito deste gabinete, número que duplicou face aos valores do período homólogo de 2010.

Destes atendimentos foram desencadeados 105 processos de consumidores que pretendem encontrar uma solução para o pagamento de dívidas contraídas através de créditos.

O desemprego e a deterioração das condições laborais são as principais causas do agravamento das condições financeiras destas famílias que recorrem aos serviços da DECO.

A DECO Algarve entende que esta situação tenderá a agravar-se, pois as famílias estão a ser confrontadas com o aumento do preço dos bens, com cortes salariais e ainda com o aumento das taxas Euribor que, levarão a um acréscimo das prestações mensais do crédito à habitação.  

A DECO defende que a informação e educação financeira podem dotar os consumidores de competências e melhorar a sua capacidade de gestão individual e familiar, bem como prevenir o sobreendividamento, estamos no presente a desenvolver uma campanha nacional, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, neste sentido.

{sharethis}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui