A Associação dos Amigos da Cortelha irá organizar no próximo dia 6 de Janeiro, mais um Passeio Pedestre, desta vez decidiu oferecer às pessoas que se deslocarem à Aldeia da Cortelha algumas tradições típicas da Serra do Caldeirão como “Matança de Porco” e o “Cantar das Janeiras”.
A Associação dos Amigos da Cortelha pretende dar a conhecer os encantos da região através de um percurso de nível médio com cerca de 7 Kms.
Com o objectivo de proporcionar um dia diferente a Associação dos Amigos da Cortelha tem todo o prazer em organizar mais um grande Passeio Pedestre, desta feita com o tema principal a ser a tradicional “Matança de Porco”.
Esta tradição constituiu no passado uma importantíssima forma de subsistência para as gentes do interior algarvio, proporcionando alimentos que podiam ser armazenados e consumidos durante o ano.
O ritual da “matança” desenvolvia-se ao longo de vários dias e dele fazia parte um forte convívio social, entre familiares e amigos.
Atendendo ao progressivo desaparecimento da tradicional “Matança de Porco” a Associação dos Amigos da Cortelha decidiu associar esta tradição a um Passeio Pedestre, onde poderá assistir a várias surpresas ligadas à “matança”, para além das já habituais paisagens serranas.
As características naturais da Serra do Caldeirão são bastante propícias à prática de passeios pedestres, com trilhos e veredas adequados a esta modalidade.
No que ao programa do Passeio Pedestre diz respeito, a concentração está marcada para as 8:30h na Cortelha, tendo a partida lugar por volta das 9:30h, o percurso será de nível médio e terá aproximadamente 7 Kms. De referir ainda que no final todos os pedestrianos poderão assistir aos típicos “Cantares de Janeiras” e degustar um pequeno banquete no qual não faltarão algumas iguarias da Serra do Caldeirão.
O valor das inscrições é de 6€, podendo estas serem efectuadas através dos seguintes contactos:
• [email protected]
• 911041184
• 968567470
Para mais informações visite www.amigosdacortelha.pt.
Esta actividade é organizada pela Associação dos Amigos da Cortelha e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.
Fonte: Amigos da Cortelha