Expressões artísticas distintas em exposição na Galeria da Biblioteca em Olhão a partir de 17/12.

0
212
expo luminaria

expo luminaria

Espaço por excelência de exibição do trabalho de artistas locais, nacionais e internacionais, a Galeria da Biblioteca Municipal José Mariano Gago em Olhão, acolhe, entre 17 e 30 de dezembro, a exposição coletiva “Luminária”. A inauguração está agendada para as 15h00 do dia 17.

 

O coletivo “Luminária” surgiu da vontade e necessidade de um grupo de amigos de vários pontos do País de criar e partilhar diversas formas de manifestações artísticas, tais como pintura, desenho, escultura e música. Atualmente, integram este coletivo os artistas Nuno Pinto Ribeiro, Ricardo Baptista e Zélia Paixão.

 

Ricardo Baptista nasceu em 1966 e desde cedo começou por se interessar pela pintura e pelo desenho como formas de expressão artística, tendo até ao momento percorrido várias etapas e estilos. A primeira exposição aconteceu na Escola Secundária de Vila Real de Santo António, na década de 80, no contexto da I Semana Cultural da escola. Era um grito de revolta e afirmação, com quadros e poemas a denunciar a corrupção, as touradas e a religião.

 

Zélia Paixão é formada em Design de Comunicação pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, tendo realizado diversos trabalhos artísticos, particularmente no âmbito da escultura. O seu trabalho é o resultado de uma pesquisa dos mais diversos tipos de materiais, que podem ir do barro à seda, passando pela utilização de troncos, pedras, ou metal.

 

Nuno Pinto Ribeiro nasceu em 1971 e a sua ligação às artes começa logo muito cedo, por influência do seu avô paterno, António Pinto Ribeiro, maestro e artista plástico, e do seu pai, António Pinto Ribeiro, que esteve ligado ao cinema e à música. Nuno Pinto Ribeiro refere que o sentimento artístico surgiu em si no momento em que percecionou o abstrato e recriou o real, não por razões meramente decorativas ou ocupacionais, mas sim por convicções do seu mundo interior.

 

Os três artistas plásticos dão agora a conhecer o seu trabalho ao público olhanense, na Biblioteca Municipal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.