Esta participação conjunta, através do Sea of Portugal, leva a Portugalidade até à boot 2017, a maior feira do setor. Enquanto região privilegiada, o Algarve está em destaque
O “Sea of Portugal”, uma participação conjunta de 19 empresas e instituições portuguesas, vai marcar presença pela 2ª vez consecutiva na boot, uma das maiores feiras internacionais de náutica de recreio e desportos náuticos, que decorre em Düsseldorf, na Alemanha, de 21 a 29 de janeiro. Trata-se de uma colaboração desenvolvida pela Media 4U, com o apoio do Jornal Notícias do Mar e da Messe Düsseldorf, com o objectivo de internacionalizar o turismo náutico português.
Os expositores nacionais vão apostar para além da promoção dos seus serviços e produtos, na divulgação das regiões de origem. Na edição de 2017, a comitiva do “Sea of Portugal” é constituída por entidades que representam vários sectores como Avistamento de Cetáceos, Cruzeiros, Estaleiros, Marinas, Marítimo-turísticas, Mergulho, Surf, Turismo Náutico e Yacht Charters.
O Algarve estará em destaque com uma participação massiva que inclui mais uma vez a Câmara Municipal de Vila do Bispo, que integra os agentes locais (Cape Cruiser; Divers Cape; International Surf School; MAR ILIMITADO Turismo & Investigação; Portugal Soul by Xtremewonder; PuraVida Divehouse, Dive School & Accommodation; SeaXplorer Sagres e a Wind4all), a Associação de Turismo de Portimão, como vem acontecendo há alguns anos, também se faz acompanhar por outras entidades locais como a Marina de Portimão, o Ocean Revival e a Subnauta. Ainda a provar a vasta oferta do Algarve vão estar presentes as soluções da Marina de Lagos, os serviços da Portiate e da Abraçar as ondas, ambas empresas de charters, sediadas em Portimão, bem como a Sun Concept- Solar Boat Builders, que vai apresentar o seu inovador barco electro solar SunSailer 7.0 MT.
Da representação portuguesa fazem ainda parte a Palmayachts que opera no sector do Charter náutico, turismo e eventos náuticos, com sede em Lisboa, e a Câmara Municipal de Espinho, que se junta ao projecto nesta 2ª edição, e tem como objectivo a promoção das suas praias, da Arte Xávega e da Marca “Espinho Surf Destination”, bem como do Concelho.
Com a diversidade e o aumento de expositores (quase em 60%, comparativamente ao ano passado) o “Sea of Portugal” adquire escala e leva uma representação cada vez mais transversal de Portugal, mostrando que somos um país de eleição dos amantes do mar e dos desportos aquáticos. De Norte a Sul, das Embarcações ao Surf, abrangemos uma oferta alargada, associada à nossa história, às belas paisagens e gastronomia, para quem procura a boot para decidir umas férias ou a compra de uma embarcação. «Nesse sentido, trabalhamos com a organização da feira no sentido de aumentar a nossa dinâmica e de termos uma presença mais activa, pelo que vamos ter com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, a presença da Joana Schenker, tricampeã da Europa em Bodyboard, que vai demonstrar as suas proezas na The Wave, a maior onda interior artificial, novidade este ano na boot»,
Através da marca “Sea of Portugal” pretende-se «apostar numa presença com uma imagem comum e que divulgue a Portugalidade. Permite comunicar de forma mais assertiva e eficaz a oferta diversificada que os operadores portugueses disponibilizam ao nível dos desportos aquáticos e turismo náutico, num certame que na última edição registou mais de 250.000 visitantes e a presença de 2.200 jornalistas.
Mais sobre boot
A boot, uma das maiores feiras internacionais de náutica de recreio e desportos náuticos, decorre em Düsseldorf, na Alemanha, de 21 a 29 de janeiro de 2017. Este ano são esperados 1.800 expositores, provenientes de 60 países, que ocuparão 17 pavilhões da Messe Düsseldorf, proporcionando uma visão completa do mercado mundial da náutica e dos desportos aquáticos nomeadamente kitesurf, mergulho, pesca, canoagem, turismo náutico, marítimo-turísticas, yacht charters, cruzeiros, avistamento de cetáceos, bem como as mais recentes tendências (wakeboard, skimboard, etc).Todos os anos, a boot é visitada por mais de 670 mil pessoas.
Trata-se de um importante sector da economia. De acordo com dados fornecidos pelo ICOMIA, (International Council of Marine Industry Associations), no ano passado, 100 mil empresas foram responsáveis pelo fabrico de barcos e iates no mundo inteiro. Empregam 1 milhão de funcionários que produzem cerca de 25 milhões de barcos e iates, por ano. Em 2015 as vendas anuais da indústria totalizaram 40 mil milhões de dólares, com a Europa responsável por 50% do volume de negócios.
A “THE WAVE” é a grande novidade deste ano. Trata-se da maior onda artificial interior, com nove metros de frente, localizada na Surfers Village (pavilhão 2), que permitirá aos adeptos do surf mostrar as suas habilidades. “A diversão é garantida para profissionais, crianças e principiantes. Surfar é gratuito, sendo necessário apenas adquirir o bilhete de ingresso da feira”, explica Petros Michelidakis, director da boot.