Depois do sucesso de 2016, irá decorrer a segunda edição do Grande Prémio de Literatura Associação Portuguesa de Escritores/Município de Loulé – Crónicas e Dispersos Literários.
Trata-se de uma iniciativa que se destina a galardoar anualmente uma obra em português, de autor português, publicada em livro e em primeira edição em Portugal, no ano anterior ao da sua entrega, nos domínios da crónica e dos dispersos literários reunidos em volume. Nesse sentido, nesta edição serão admitidas a concurso obras publicadas no ano de 2016.
Os interessados deverão enviar cinco exemplares do livro publicado à Associação Portuguesa de Escritores (Rua de S. Domingos à Lapa, 17 – 1200-832 Lisboa), destinados aos membros do Júri e à Biblioteca, até ao dia 15 de março.
A direção da Associação designará três elementos que constituirão o Júri e que, no prazo de 30 dias, irão deliberar qual o vencedor.
A entrega do Grande Prémio ao autor galardoado ocorrerá numa cerimónia pública em Loulé, integrada nas Comemorações do Dia do Município, que este ano se comemora a 25 de maio.
O vencedor do Prémio irá receber 10 mil euros.
Recorde-se que na primeira edição concorreram cerca de meia centena de obras e “Que coisa são as nuvens”, título da obra de José Tolentino Mendonça, foi a grande vencedora.
Esta iniciativa conjunta do Município de Loulé e da Associação Portuguesa de Escritores surge no âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre as duas entidades, em 2014, com o principal objetivo divulgar a literatura e os autores portugueses. Por outro lado, pretende-se promover nas escolas e/ou espaços culturais do Concelho de Loulé um programa de iniciativas com os autores premiados.
Mais informações e Regulamento disponíveis em www.cm-loule.pt
Fonte: GECI da CM de Loulé