Espetáculo “O Sul de José Afonso” no Cine-Teatro Louletano

0
277

Esta sexta-feira, dia 10 de março, pelas 21h30, João Afonso e Luís Galrito, acompanhados do coletivo “Barco do Diabo”, apresentam o espetáculo “O Sul de José Afonso” no Cine-Teatro Louletano.

 

Este espetáculo junta assim, pela primeira vez em palco, duas vozes maiores num encontro cúmplice em torno da vida e obra de José Afonso: João Afonso (sobrinho do cantautor) e Luís Galrito. No ano em que se assinalam 30 anos sobre o seu falecimento, e atendendo à sua forte ligação ao Algarve, este concerto (re)constrói uma geografia afetiva, simbólica e musical do percurso de José Afonso na região, dando a conhecer aspetos menos conhecidos e curiosos dessa ligação que muito influenciou a sua vida e obra. Ao palco do Cine-Teatro sobe uma proposta interdisciplinar (música, vídeo, poesia) que reinventa a obra do inspirador andarilho que marcou a várias gerações de músicos e públicos.

O espetáculo evoca o seu ofício de professor, em Lagos e em Faro nos anos 60, os seus locais de convívio e inspiração musical, as memórias dos concertos clandestinos que realizou na região, as histórias que se contavam a seu respeito, as músicas e letras que produziu sobre ou inspiradas no Algarve, o período em que privou com figuras como Luíza Neto Jorge, António Barahona, António Ramos Rosa e Pité, e a sua ligação ao mar, à Ria Formosa (onde pescava e fazia longos passeios com esse círculo de amigos no mítico Barco do Diabo) e a Olhão, onde conheceria a sua segunda mulher, Zélia, natural da Fuzeta.

Os intérpretes do espetáculo são: João Afonso (voz solo e guitarra), Luís Galrito (voz solo e guitarra), Rogério Pires (guitarra e coros), Paulo Machado (acordeão), João Espada (VJ) e Sónia Pereira (declamação).

O concerto tem a duração de 80 minutos, destina-se a maiores de 12 anos e tem um custo associado por pessoa de 10 euros, passando para 8 euros no caso de maiores de 65 ou menores de 30 anos. O Cartão de Amigo é aplicável a este espetáculo.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email [email protected]. Além disso, podem consultar a sua página de facebook – www.facebook.com/cineteatrolouletano ou o seu renovado website http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente atualização, existindo também a possibilidade de compra on-line de ingressos através da plataforma BOL, em https://cineteatrolouletano.bol.pt/

Fonte: GECI da CM de Loulé

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.