No próximo sábado, 18 de março, pelas 15h00, o “Documento que se segue” do Arquivo Municipal de Loulé apresenta a Conferência “A Agricultura em Loulé nos meados do século XIX (1834-1864)”, proferida por Carlos Faísca.
A agricultura foi a principal atividade económica portuguesa até meados do século XX, pelo que analisar o seu desempenho em épocas históricas anteriores à centúria de 1900, equivale, em grande parte, a perceber a evolução da economia portuguesa. O Algarve e, concretamente, o Concelho de Loulé, não foram exceções. Esta comunicação propõe-se analisar, a partir da documentação do Arquivo Municipal de Loulé, as principais características da agricultura louletana em meados do século XIX, numa perspetiva comparada com a agricultura regional do Algarve e de Portugal Continental.
Carlos Manuel Faísca é Licenciado em História e Mestre em Ciências da Informação e da Documentação, pela Universidade Nova de Lisboa, e doutorando em Economia Aplicada pela Universidad de Extremadura. É técnico superior do Município de Ponte de Sor, sendo responsável pela Biblioteca Municipal e desempenhando também funções nos domínios da história, setor corticeiro e turismo. Tem publicado diversos trabalhos, sobretudo no âmbito da história da agricultura e do setor corticeiro.
Esta iniciativa tem entrada livre.
Fonte: GECI da CM de Loulé